Cultura

SALVADOR 464 ANOS! Marco de fundação da cidade será restaurado

Obras serão iniciadas na segunda feira, 25
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/03/2013 às 15:07
Marco fica localizado no Porto da Barra
Foto: Valter Pontes
 

O Marco de Fundação de Salvador, localizado no Porto da Barra, começa a ser restaurado amanhã (25), às 10h, pela Prefeitura, como parte da programação do Festival da Cidade. Composto por uma estrutura vertical de mármore e por um painel de azulejos portugueses, o monumento passará por um completo serviço de recuperação, que será executado ao longo desta semana para que possa ser entregue no domingo (31), como um presente para a população de Salvador. O restauro cumpre o duplo papel de devolver um símbolo da história da cidade em boas condições para a população e iniciar o processo de recuperação de monumentos existentes em Salvador.

“Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso, porque, de tão sujos, cheios de mato e malcuidados, eles estão sendo esquecidos pelas pessoas”, avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O gestor adiantou que buscará recursos privados para requalificar os monumentos. “Vamos parceirizar esse trabalho, convidando as empresas a adotar marcos da nossa história e da nossa cultura, recuperá-los e ajudar a Prefeitura a mantê-los”, declarou.

Diversos órgãos municipais vão se envolver no trabalho de recuperação do marco, que passará inicialmente por uma completa limpeza. Em seguida, será substituído o sistema de iluminação. Também será feita a pintura do monumento e de seu entorno. “Tudo será feito à vista da população, para que haja maior participação no trabalho de recuperação e até mesmo para desenvolver um espírito de preservação da memória de Salvador, combatendo atos de vandalismo”, declarou o gerente de sítios históricos da FGM, Marco Antonio da Rocha.

O Marco de Fundação de Salvador foi inaugurado no dia 29 de março de 1952 como parte das comemorações pelo aniversário de 403 de Salvador. Tanto a azulejaria quanto a estrutura vertical que traz uma reprodução da cruz que serviu de símbolo para a Coroa Portuguesa foram produzidas pelo mestre-escultor português João Fragoso, grande nome das artes do século passado falecido no ano de 2000. O marco foi instalado no Porto da Barra justamente por ter sido este o local onde se iniciou a cidade de Salvador.