Cultura

Vale tudo no musical que conta a vida de Tim Maia

Com Tiago Abravanel no papel do cantor, musical relembra um dos melhores e mais polêmicos artistas brasileiros
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 18/03/2013 às 23:12
"Tim Maia, Vale Tudo" tem desempenho arrebatador de Tiago Abravanel
Foto: Divulgação
Para uma geração, Tim Maia foi apenas aquele cantor "pesadão", que sempre faltava aos shows e tinha uma eterna cara de quem estava muito "doidão". Morto em 1998, em virtude de uma série de problemas de saúde gerados ao longo de uma vida regada a álcool, maconha e cocaína, Sebastião, ou simplesmente Tim, tem homenagem merecida no musical dirigido por João Fonseca.

Além de resgatar a carreira do cantor e mostrar o quanto ele foi importante para artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Elis Regina, o espetáculo revelou Tiago Abravanel. Neto de Sílvio Santos, o ator tem desempenho acima da média. Espetacular. É a reencarnação de Tim Maia. Com uma voz sensacional e um swing impensável para um "gordinho", Tiago leva o público ao delírio e às gargalhadas com enorme facilidade.

Tiago reveza o papel de Tim com Danilo Moura, devido às gravações de Salve Jorge. Dei sorte e fui assistir à peça justo num dia de Tiago. Saí boquiaberta. Sem desmercer Danilo, cujo desempenho não vi, acho difícil ser algo parecido ao que Abravanel leva aos palcos.

Na peça, a história de Tim é passada a limpo: a infância e adolescência como entregador de marmita na Tijuca, Zona Norte do Rio; a amizade com Roberto e Eramo na época dos "Sputinikis"; a louca viagem para os Estados Unidos onde fumou seu primeiro baseado; o sucesso com "Primavera", de Cassiano; os relacionamentos conturbados; a descoberta do Universo em Desencanto; suas frases de efeito; e seu jeito muito louco de levar a vida.

Estão lá Nelson Motta, Jorge Ben, Elis, Cassiano, a Vitória Régia, Carlos Imperial, uma geração inteira de artistas que mudaram a MPB. Entre uma cena e outra, pérolas da nossa música como "Azul da Cor do Mar", "Chocolate", "Vale Tudo", entre outros.

Tim Maia viveu intensamente. Foi polêmico, maluco beleza, irresponsável até o último fio de cabelo. Diria apenas que foi genial. Assim como a peça que o apresenta para uma geração inteira de pessoas que conheceram apenas o "Síndico". Um espetáculo imperdível.


Tim Maia - Vale Tudo, o Musical
Theatro Net Rio
Sala Tereza Rachel
Rua Siqueira Campos - Copacabana
Quinta, sexta, sábado às 20h30 e domingo às 20h
Sessão Extra dia 20/3
Plateia e Frisas: R$ 150
Balcão: R$ 100