Cultura

Museu no Pelourinho abre exposição sobre a importância da enfermagem


A exposição vai ter depoimentos de vários profissionais da área sobre o que é ser enfermeiro, além de um poema da enfermeira e professora da USP Maria Júlia Paes da Silva
Tasso Franco , Salvador | 18/03/2013 às 10:23
A partir do dia 21
Foto: DIV
Será aberta ao público nesta quinta-feira (dia 21) uma exposição gratuita sobre a importância da enfermagem para a sociedade. Com o título “Gente que Cuida de Gente”, a mostra ficará até o dia 27 de abril no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), no Pelourinho. A exposição vai homenagear a enfermeira Wanda Horta, profissional que introduziu vários conceitos na área durante a década de 1970 no Brasil e que servem de referência até hoje para a categoria. É autora dos slogans: “Enfermagem é gente que cuida de gente” e “Somos seres humanos cuidando de seres humanos”.
 
A exposição vai ter depoimentos de vários profissionais da área sobre o que é ser enfermeiro, além de um poema da enfermeira e professora da USP Maria Júlia Paes da Silva sobre a arte de cuidar. Segundo a diretora do MuNEAN, Júlia Lemos, a sistematização da área começou desde o século XIX com a britânica Florence Nightingale, mas no Brasil foi Wanda Horta que estabeleceu as bases para a sistematização da assistência à enfermagem. Além de fotos e textos explicativos sobre o tema, quem for à exposição vai poder assistir a um vídeo com imagens mostrando a importância da profissão para a sociedade.
 
 A exposição “Gente que Cuida de Gente” será aberta oficialmente às 15 horas, com a presença de representantes dos conselhos de enfermagem e instituições convidadas. O MunEAN fica no Pelourinho, na Rua João de Deus, número 5. Informações: (71) 3321-3819.
 
Serviço
Exposição: Gente que Cuida de Gente
Data: De 21 de março a 27 de abril
Onde: Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN)
Endereço: Rua João de Deus, nº 5 - Pelourinho
Informações: 71-3321-3819