Com parecer favorável do relator, deputado Sandro Régis, Fundação Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg foi aprovado
Web , da redação em Salvador |
20/02/2013 às 14:00
Museu Frans Krajcberg em Nova Viçosa
Foto: Secom Gov
fevereiro, a criação da Fundação Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg, um projeto do poder executivo que teve como relator o 2º vice-presidente da Casa, deputado Sandro Régis. O objetivo da ação é preservar o acervo artístico do ambientalista polonês naturalizado brasileiro, que vive no sul da Bahia desde 1972.
O acervo artístico, que foi doado pelo próprio artista ao Governo da Bahia, é composto por mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes, que estão guardados no “Sítio Natura”, no município de Nova Viçosa, extremo sul baiano. A fundação contará ainda com um espaço em Salvador, no bairro de Ondina, próximo ao Jardim Zoológico.
“Sentir-me lisonjeado por ter sido escolhido, pelos meus pares, para ser o relator do Projeto de Lei Complementar que criou aFundação Estatal de Direito Público, o Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg. O museu será vinculado à Secretaria de Cultura e, graças a nossa emenda de relator, a contratação de pessoal do quadro permanente deverá ser feita através de concurso público, com exceção apenas dos cargos de direção superior, assessoramento e assistência”, destacou o deputado Sandro Régis,
Frans Krajcbeg - Pintor, escultor, artista plástico, gravador e fotógrafo, ele nasceu na Polônia em 1921. Em 1948 chegou ao Brasil e em 1951 iniciou a sua carreira artística em São Paulo. Realizou diversas viagens à Amazônia e ao Pantanal Mato-Grossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados.Em 1972, mudou-se para o sul da Bahia, onde deu continuidade ao seu trabalho que reflete a paisagem brasileira, obra que foi alvo de disputas de vários outros estados brasileiros e até no exterior.