Cultura

EXPO MÁRIO CRAVO JR: Wagner diz que é um orgulho para a Bahia

O artista falou da alegria de expor no Palacete das Artes, espaço que recebeu obras do escultor francês Auguste Rodin
Secom ,  Salvador | 26/01/2013 às 18:30
Obra de Mário Cravo no Palacete das Artes, em expo, entrada gratuita
Foto: Mateus Pereira Gov/BA
Uma exposição com 62 esculturas de Mário Cravo Jr. foi inaugurada na última sexta-feira (25), no Palacete das Artes Rodin Bahia, em homenagem aos 90 anos do artista plástico. A exposição é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e fica aberta ao público até o final de abril, de terça-feira a domingo, incluindo feriados, com entrada gratuita.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Cultura, Albino Rubim. Mário Cravo Jr., um dos mais importantes artistas baianos e maior expoente da arte moderna do estado nos anos 40 e 50, completa 90 anos no dia 13 de abril.

O artista falou da alegria de expor no Palacete das Artes, espaço que recebeu obras do escultor francês Auguste Rodin. “Rodin influenciou toda a escultura contemporênea. Eu fui talvez o único brasileiro convidado para expor no Museu Rodin de Paris e meu principal professor europeu foi o iugoslavo Ivan Mestrovic, que fez estágio com Rodin. Então o ciclo de fecha”.

Para o governador Jaques Wagner, a exposição é uma oportunidade para conhecer melhor a arte de Mário Cravo Jr. “Para nós é motivo de orgulho trazer as obras dele aqui para o Palacete das Artes para que todo o público baiano e aqueles que nos visitam possam conhecer mais profundamente este gênio da arte baiana e brasileira”.

Acervo

Estão expostas peças criadas desde a década de 1970 até os mais recentes trabalhos de Mário Cravo Jr. As obras utilizam materiais variados, como pedra sabão, sucata, resina, plástico e borracha. A ideia da exposição comemorativa surgiu logo após o encerramento da exposição ‘Auguste Rodin: homem e gênio’, que foi aberta em 2009 e reuniu 62 obras emprestadas por três anos ao estado pelo Museu Rodin Paris.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a escolha de Mário Cravo Jr. para expor no espaço era natural, inclusive por coincidir com as homenagens pelos 90 anos do artista. “É uma homenagem a todo o tempo dedicado por ele à arte universal, com sua criação e com sua multifacetada obra, com materiais e estilos diferentes”.

Outras obras

Reconhecido internacionalmente, Mário Cravo Jr. é autor de obras de grande porte como a Fonte da Rampa do Mercado, entre o Mercado Modelo e a Igreja da Conceição da Praia, a Cruz Caída, na Praça da Sé, o Memorial a Clériston Andrade, na Avenida Anita Garibaldi.

Também são dele coleções ao ar livre no Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e no Parque Metropolitano de Pituaçu, onde fica a sede da Fundação Mário Cravo. Com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a instituição preserva ainda documentos, imagens, desenhos, esboços e pinturas do artista.