Cultura

MÁRIO Cravo Jr expõe esculturas no Palacete das Artes a partir de hoje

São 61 obras, dos anos 1970 até 2013, em que Mario anima diversos materiais com suas invenções, curiosidade e experimentações.
Ascom , da redação em Salvador | 24/01/2013 às 12:08
Mário Cravo Jr aos 90 anos de idade e criativo
Foto: Rep
Nesta quinta-feira, 24, uma dimensão de sua potência criativa poderá ser vista na abertura da exposição Mario Cravo Jr — Esculturas, no Palacete das Artes, que fica na Graça.
São 61 obras, dos anos 1970 até 2013, em que Mario anima diversos materiais com suas invenções, curiosidade e experimentações. Não à toa, Jorge Amado disse  sobre ele,  ainda em 1961: "A madeira, a pedra, o ferro, na forja dos infernos, nas mãos do verdadeiro Exu da Bahia são a flor, a água, a poesia, a vida mais vivida e mais profunda".

A exposição  é  promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio - Ipac e poderá ser vista até o final de abril. No dia 13 desse mês, quando completará 90 anos, o artista receberá uma condecoração. E ainda em abril, a Paulo Darzé Galeria de Arte realiza uma nova mostra de Mario.

Unidade- A curadoria coube ao diretor do Palacete das Artes e também artista visual Murilo Ribeiro. "A unidade na  escultura de Mario Cravo é a busca de sempre estar fazendo o novo", afirma. Por isso, as peças que serão exibidas no jardim e nas dependências do Palacete   contemplam diversas técnicas e fases da trajetória do artista, que utiliza materiais  como resinas, relevos em grafite, entre outras.

"Este é o desafio do verdadeiro artista: ele não tem uma fórmula pronta, e procura estar sempre se renovando". Para Ribeiro, ter um artista baiano no espaço  que abrigou por três anos obras de Auguste Rodin "prestigia" a cultura baiana.  "Achei ótimo ter Rodin aqui, o governo cumpriu o comodato  pelo período previsto num acordo internacional com o aval do MinC, mas acho importante ter um artista da Bahia".

Mario Cravo Junior, considerado o mais importante nome do modernismo baiano nas artes visuais,  tem obras em museus como o de Arte Moderna  de Nova York e no The Israel Museum, em Jerusalém. Sua biografia, O Exu Iluminado, organizada pelos filhos Mario Cravo Neto, Kadi Cravo e o neto Christian, foi lançada em 2011 pela Versal Editor