Cultura

Mostra Cultural reúne estudantes de seis escolas de Salvador

O Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa, localizado em Salvador, sedia, nos dias 18 e 19 de janeiro, a Mostra Cultural Escola Aberta 2012
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/01/2013 às 19:26

O Colégio Estadual Adroaldo Ribeiro Costa, localizado em Salvador, sedia, nos dias 18 e 19 de janeiro, a Mostra Cultural Escola Aberta 2012.  Com o objetivo de expor trabalhos produzidos a partir dos projetos Mais Educação e Escola Aberta, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, o evento vai reunir estudantes de seis escolas estaduais da região do Cabula. Estão programadas apresentações de dança, Hip Hop, capoeira, feira de saúde, peça teatral e feira de artesanato.  A mostra começa às 9h e segue com atividades até às 17h, nos dois dias. O evento será aberto à comunidade.

 

Como resultado das atividades do projeto Mais Educação, os estudantes da oficina de rádio do Colégio Adroaldo Ribeiro vão apresentar a peça Gravidez na adolescência. O professor que ministra as aulas da oficina, Luan Silva, explica o motivo do tema. “Vamos fazer uma peça que chame a atenção do jovem. A turma é, em sua maioria, composta de garotas, e foram elas que escolheram esse tema”. Além da oficina de rádio, o projeto Mais Educação oferta oficinas de letramento, saúde e música, no turno diferente ao das aulas regulares.

 

Já o Escola Aberta desenvolve oficinas de futebol de salão, basquete, canto e coral, violão e teclado, informática, horta, Hip Hop e reforço escolar, com aulas aos sábados. Para a professora de Língua Portuguesa, Bel Quis, as oficinas aos finais de semana também têm impacto bastante positivo no desempenho dos estudantes. “Temos casos de alunos que melhoraram as notas em português, principalmente, com as oficinas de letramento. Nós fazemos uma parceria com a professora da oficina para que os assuntos sejam complementares aos conteúdos de sala de aula”, contou.

 

Educação em Tempo Integral – O Programa Mais Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Governo da Bahia, desde 2009, oferta atividades optativas nas escolas públicas no turno diferente ao das aulas regulares, assegurando a permanência dos alunos na escola, em oficinas nas áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde. Atualmente, 350 mil estudantes são atendidos pelo projeto em 776 escolas do Estado da Bahia.

 

Integração - O projeto Escola Aberta é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Unesco. Suas ações incluem a oferta de oficinas de artes, esportes, reforço escolar e iniciação profissional, ministradas por educadores voluntários, dentro das escolas, aos finais de semana, estimulando a integração comunidade/escola.