Cultura

Qualicultura capacita 1710 profissionais da Economia Criativa em 2012

Em 2012, foram oferecidos 19 cursos nas cidades do interior e 30 em Salvador com turmas de 25 a 30 pessoas
Rodrigo Lago , da redação em Salvador | 12/01/2013 às 18:49
Capacitação em economia criativa em Paulo Afonso
Foto: DIV

1710 pessoas foram beneficiadas com o Qualicultura, entre junho e dezembro de 2012. O projeto, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia conveniado com o SEBRAE, realiza uma série de cursos de formação para gestores, produtores, agentes culturais e empreendedores da economia criativa baiana. Desde a sua criação, em junho de 2012, o Qualicultura já percorreu 17 Territórios de Identidade, atingindo 191 municípios. 

 Conforme Carlos Paiva, superintendente de Promoção Cultural, “o Qualicultura nasceu com o principal objetivo de fortalecer os setores da economia criativa, promover a qualificação de agentes e organizações, apoiar a formalização e gestão de empreendimentos e estimular a atuação em rede e a apropriação de novas tecnologias”. Para Carolina Montanari, agente de economia criativa do território da Chapada Diamantina, o curso de Elaboração de Projetos, por exemplo, foi um veículo importante para a qualificação e desenvolvimento de projetos. “Além de ter sido uma vivência participativa que provocou uma série de reflexões e ensinamentos”, acrescenta.

 Ação estratégica que responde a uma necessidade de  qualificação e capacitação, reivindicada nas Conferências Estaduais de Cultura, o Qualicultura pretende atingir, em 2013, todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Lila Silva, coordenadora do projeto, ressalta que a ação é importante por possibilitar o conhecimento sobre processos de formalização, formação e profissionalização  dos agentes da economia criativa da Bahia, que tem uma contribuição absolutamente relevante na economia do Estado. “Espero que os participantes fortaleçam cada vez mais suas ações para além dos seus territórios”, disse.

 Cursos

 Em 2012, foram oferecidos 19 cursos nas cidades do interior e 30 em Salvador com turmas de 25 a 30 pessoas. Em Salvador, o projeto realiza cursos com uma média de três turmas por mês no Conselho Estadual de Cultura. Além dos cursos e oficinas, o Qualicultura também proporcionou consultorias e encontros temáticos, totalizando 192 consultorias e 10 encontros.

 

Entre os cursos ministrados, destacam-se Elaboração de Projetos Culturais, Financiamento Cultural, Gestão Cultural, Cooperativismo, Prestação de Contas e Legalização e Formalização. Nas oficinas e palestras tem-se Economia Criativa, Acesso ao Mercado, Empreendedorismo Cultural, Associativismo e Cooperativismo, Produção Cultural e Mobilização de Recursos.