Cultura

SERRINHA mantém tradição dos presépios que ficam armados até Reis

Os presépios se concentram em bairros populares e são a alegria das famílias
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/12/2012 às 18:23
Presépio da casa de Teco e Célia
Foto: BJÁ
   A cidade de Serrinha distante 178 km de Salvador, na entrada do Sertão NE do Estado, cultua com muita devoção e beleza a montagem de presépios natalinos que ficam armados até a noite de Reis, 6 de janeiro. A partir daí são desmontados, guardados em caixas, e no próximo ano tudo começa de novo.

    Nos bairros da Bela Vista e Bomba dezenas de casas montam seus presépios, uma querendo ser mais bonita do que a outra. O BJÁ esteve em três dessas residências, e, de fato, os cuidados na montagem dos presépios são primorosos. Na casa de dona Idalina, uma senhora bastante idosa e que já não aguenta se abaixar e levantar-se com facilidde, o trabalho fica com a filha Creusa.

   Só nesta casa o presépio tem mais de mil peças incluindo a manjedoura, com os detalhes do nascimento de Jesus Cristo, e uma ambientação que toma praticamente toda a sala de estar da casa de Dona Idalina. Tudo é montado com detalhes, em papéis, pedras, areia, pó de serra, iluminação cênica e assim por diante. 

   Vê-se búzios, sambambaias, camelôs, burros, soldadinhos de chumbo, cobras, lagartos, bois, carneiros, cabritos, gente do povo, reis magos, sapos, carros, estrelas, casinhas, uma infinidade de peças que a dona da casa nem sabe quantas. "Nunca contei, diz-me dona Idalina, mas até eu fiquei curiosa e quando desmontar vou contá-las".

    Arrisquei um palpite e disse que tinha mais de 500. - Ah! meu filho tem mais de 1000 peças, sorri a filha de dona Idalina. Em volta do presépio, a familia reunida: Jonas, Jaciel, Nem e toda a parentada.

  PRESÉPIO DE DONA DELITA

   Na casa de dona Delita encontramos um presépio todo artístico feito de papelão vendo-se as casas, as pessoas no seu interior, a manjedoura e uma série de detalhes. Presépio estilo pintura naif com casas populares cada uma num formato e com cores diferentes, papai noel sobre as residêcias, uma maravilha. 

   Na casa de dona Delita, uma festa bem popular com ela, Jairo, Dom e Mocinha.

   PRESÉPIO DE DONA CÉLIA

   Na residência de Teco e Célia mais preciosidade. O presépio fica no primeiro andar da casa, na varanda, e a encenação é como se o visitante estivesse subindo um morro para conhecer a casa-manjedoura de Jesus. Curioso é como esses presépios sempre têm búzios e uma ambientação de praia (TF).