Em 2006, Jaime Matos, morador da comunidade de Carnaíba de Cima, teve a iniciativa de doar parte do acervo da sua biblioteca à Associação Comunitária de Lagoa do Canto e Carnaíba de Cima (ACLC). De início, uma casa emprestada e uma garagem foram as sedes da Biblioteca Comunitária Jaime Matos do Nascimento, batizada pelos moradores em homenagem ao idealizador.
Em 2009, a Coelba esteve na comunidade para entregar a obra de eletrificação e, como já conhecia a iniciativa do local, doou uma caminhonete cheia de livros. A atitude motivou ainda mais os moradores, que decidiram arregaçar as mangas para construírem uma sede fixa para receber todo o acervo.
As notícias boas não pararam por aí. No final de 2010, convidado por dirigentes da associação para fazer um curso na comunidade, o funcionário da Coelba, Pedro Bezerra Ferreira, doou um computador para o grupo. Logo depois, em abril de 2011, Pedro e mais dois funcionários da empresa, Hugo Machado Filho e Antônio Marcos Sampaio visitaram mais uma vez Carnaíba de Cima, desta vez com mais dois computadores e diversos livros. As máquinas seriam utilizadas para gerenciar o acervo, dar suporte à associação e oferecer cursos de informática para interessados.
Hoje a biblioteca, com sede própria, possui a sala Pedro Bezerra, onde ficam os livros e os computadores, e a Hugo Machado, destinada à leitura. Os nomes, como se percebe, foi uma homenagem os “padrinhos” da iniciativa. Neste domingo (09), foi realizada a entrega simbólica das salas. Segundo Jaime Matos, a biblioteca dispõe de livros infantis, didáticos, para vestibulandos e clássicos da literatura, além de específicos em engenharia, psicologia e direito, dentre outros. “Temos planos para construir outra sala para os computadores, até final de 2013”, acrescenta.