Cultura

Palacete das Artes inaugura exposição tributo aos 100 anos Jorge Amado

Exposição foi elaborada há mais de um ano e entra em cartaz dia 13
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/12/2012 às 17:15
Zarolha e Zilda, de Eliana Kértész
Foto: Andrew Kempo
O Palacete das Artes inaugura no dia 13 (próxima quinta-feira), às 19h, a exposição “As mulheres de Jorge” e ”O Universo Amado”, um tributo ao escritor baiano no ano do seu centenário através da arte de duas importantes artistas da Bahia: Maria Adair e Eliana Kértesz. A exposição foi elaborada cuidadosamente pelas duas artistas há mais de um ano e meio, pesquisando palavras, expressões e textos de Jorge, escolhidos para funcionarem como pontos de partida para a criação de cada peça. Eliana lendo “Dona Flor e seus dois maridos”, achou logo a frase de Vadinho que mais lhe credencia para fazer esta exposição: “Deus é gordo!”, e criou 80 peças entre esculturas e relevos, esculpindo as suas gordas em tamanhos variados, em bronze, fibra, resina, alumínio e pó de mármore, além de 19 painéis em alto relevo, representando as cenas do Bataclan, bordel de luxo do romance "Gabriela", de Jorge.

Nas obras da artista tem a arte bem humorada extraída do molejo de Tieta, D. Flor, Gabriela, Zarolha , D. Sinhazinha e Tereza Batista. Maria Adair escolheu como tema universo Amado, resultando em mais de 150 peças, entre pinturas, esculturas, mobiliário e obras do cotidiano dos livros de Jorge. 

O ambiente rural, o espaço urbano, o carnaval, a vida no mar, os quintais, as árvores, festas, celebrações, as cantorias do povo de nossa terra, a culinária, os santos, orixás e rituais foram os pontos de partida para as instalações que aprsentam os sabores de Gabriela, o quarto de Dona Flor, Uma Farmácia para o Dr. Teodoro, uma sala para Tieta, um fuxico no carnaval e muito mais. Uma exposição magnífica, que ficará aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2013. Entrada Gratuíta