Cultura

Matilde Matos lança livro sobre relação água e os artistas plásticos

Lançamento livro Matilde Matos "Água, Reflexos da Arte na Bahia" EBEC Galeria de Arte (06/12), 19h*
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/12/2012 às 17:00
Critica de Arte Matilde Matos
Foto: DIV
Aos 85 anos a crítica de arte Matilde Matos aceitou mais um trabalho da editora Caramurê Publicações: escrever um livro sobre a água e o interesse que o líquido desperta nos artistas plásticos. O resultado será lançado na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 19h, na EBEC Galeria de Arte, rua Amazonas,746, Pituba.

Intitulado “Água Reflexos na Arte da Bahia”, conta com 160 páginas e acabamento de luxo. Matilde Matos comenta a obra de 59 artistas, em várias linguagens, como pinturas, fotografias, instalações e esculturas associadas a esta temática.
No dia do lançamento também será aberta uma exposição com reproduções das obras comentadas. Entre os artistas estão Bel Borba, Carlos Bastos, Carybé, Chico Mazzoni, Dorival Caymmi, Daniella Stelle, Edison da Luz, Fernando Oberlaender, Floriano Teixeira, Jenner Augusto, Maria Adair, Mendonça Filho, Pancetti, Presciliano Silva, SanteScaldaferri, Pierre Verger, Sérgio Rabinovitz e Valença.

Segundo Matilde Matos “a água e a vida na terra se ajustam, paralelas. Sensíveis e afinados aos múltiplos aspectos do atraente visual da água bem como do seu preponderante papel no nosso planeta, cinquenta e nove artistas locais a enaltecem nos quadros e fotografias deste livro singular, com escolhidos trabalhos em que a água aparece, não só nas marinhas, paisagens, cascatas, rios, mas a água presente no dia a dia das pessoas a usá-la”.

Em 2010, convidada por essa mesma editora, Matilde escreveu o livro“50 anos de Arte na Bahia”,que abrange a segunda metade do século XX, nas décadas de 50 a 90. O primoroso livro tornou-se essencial para o entendimento das artes visuais realizadas na Bahianeste período. 

A Caramurê vem se destacando no mercado pela sua linha editorial centrada em autores baianos, como Cid Teixeira, Aleilton Fonseca, Ruy Espinheira, Florisvaldo Matos, entre outros. 

“Água Reflexos na Arte da Bahia”, editado pela Caramurê Publicações, obteve o patrocínio da CETREL, através da lei Rouanet.