Cultura

EXPO "AO PÉ DO CABOCLO" abre na quinta, 29, na galeria Oi Kabum

Expo ficará em cartaz até o próximo dia 29 de março de 2013, data de aniversário de Salvador
Jean Cardoso ,  Salvador | 28/11/2012 às 07:42
Popular faz oração ao pé do caboclo. no Campo Grande
Foto: Elza Montal
A emoção de participar do cortejo do Dois de Julho será sentida pelo público ao visitar a Exposição Interativa Ao Pé do Caboclo, que será aberta dia 29 de novembro, quinta-feira, às 19 horas, na Galeria Oi Kabum! Salvador, e ficará em cartaz até 29 de março de 2013, das 14h às 18h. Durante a abertura da exposição, será lançado o Site http://www.cipo.org.br/2dejulho e a Coletânea em DVD-ROM, contendo quatro vídeos, cinco videoaulas, um mapa animado, textos temáticos ilustrados, galerias de fotografias, um guia do educador, além de textos e referências complementares. 

O material faz parte do projeto Dois de Julho: Resistência e Identidade Popular, voltado para educadores de escolas públicas e projetos sociais, e foi desenvolvido pela CIPÓ – Comunicação Interativa em parceria com o Oi Futuro, através do Núcleo de Produção da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em sua unidade em Salvador.

A exposição tem o intuito de mostrar de forma interativa, educativa e divertida, para alunos, educadores, turistas e demais públicos, a importância dessa data para a Independência da Bahia e do Brasil. Para isso, foi criada uma mesa interativa com o cortejo, onde alguns personagens (Caboclo, Cabocla, Índios, grupos de protesto etc) terão um botão que disparará vídeos, animações e fotoclips sobre a história do Dois de Julho. Além disso, a ambiência da exposição fará com que o espectador se sinta inserido no clima comemorativo do evento.

Durante a exposição, serão realizadas oficinas para capacitação de educadores para uso da Coletânea Multimídia dentro das salas de aula dos espaços formais e não formais. Serão oito oficinas para atender um total de 320 educadores. A grande novidade dessa exposição é que foi criada para ser itinerante, sendo a mesa interativa desmontável e as fotos feitas para caber em 10 pedestais. O objetivo é criar a mesma ambiência nas escolas públicas que venham a receber a exposição, pois também serão capacitados educadores, durante o período de itinerância. O acesso ao material educativo pode ser feito por educadores de todo o Brasil, através do Site, que disponibilizará download gratuito, desde que citada a fonte, dos produtos da Coletânea.

O projeto Dois de Julho: Resistência e Identidade Popular, que resultou na exposição, durou oito meses, onde uma equipe de 25 jovens e oito profissionais das áreas de pesquisa, vídeo, fotografia, computação gráfica, webdesign e design desenvolveram os produtos de comunicação do Site e da Coletânea interativa. A equipe cobriu a Festa do Caboclo, na Ilha de Itaparica; a Festa de Dois de Julho (Ato Cívico), em Cachoeira; e o Cortejo do Dois de Julho, em Salvador. Além disso, foram entrevistados historiadores, antropólogos e personagens importantes para os aspectos cívicos, religiosos, políticos, culturais e festivos, que ressaltaram a participação popular desse importante evento, reconhecido pelo IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural como um patrimônio imaterial da cultura baiana.

Integrando os campos da cultura e da educação o projeto, pretende contribuir com a Lei 11.645/08 ao inserir os conteúdos de História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena no currículo das escolas brasileiras, com linguagem adequada aos jovens. Este período histórico e seus desdobramentos não são contemplados com a devida relevância nos materiais educativos utilizados nas escolas e nos espaços de formação de educadores.

O projeto Dois de Julho: Resistência e Identidade Popular conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. O projeto foi desenvolvido pela ONG CIPÓ – Comunicação Interativa em parceria com o Oi Futuro, através da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que forma jovens de comunidades populares nas áreas de vídeo, fotografia, design gráfico e computação gráfica.