Cultura

Don Quixote e Festival Vida- montagem de balleT pelos 40 anos EARTE

Baseado na obra de Miguel Cervantes, D. Quixote é um conto de heroísmo, romance e ilusão que se transforma num grande espetáculo.
Camila Xavier , Feira | 23/11/2012 às 06:40
Manuela e Ana Botafogo
Foto: DIV
A Earte- Centro Artístico e Cultural de Feira de Santana está completando 40 anos, e para comemorar traz para a cidade nos dias 13 e 14 de dezembro, pela primeira vez o ballet de repertório Don Quixote que já encantou milhares de pessoas em todo o mundo.

Don Quixote foi montado pela primeira vez no ano de 1869, pelo Ballet Bolshoi de Moscou na Rússia. Para os papéis principais de Basílio e Kitri a Earte traz o bailarino cubano Luis Rubén Gonzalez e a bailarina Juliana Siqueira. A bailarina Carolina Grisolia que ganhou diversos concursos no Brasil e, irá representar o país em Barcelona e Nova York também estará presente, além do o Corpo de Baile da Earte composto por bailarinos selecionados em Feira de Santana.

 “Na praça do mercado, Quitéria (Kitri) está sendo forçada por seu pai a aceitar a corte do rico comerciante Gamanche, que deseja se casar com ela.

A moça, apaixonada pelo barbeiro Basílio, reluta insistentemente. Don Quixote chega à praça e presencia a cena, logo vendo em Quitéria a alucinação de Dulcinéia, a mulher de seus sonhos.

D. Quixote desafia Gamanche para um duelo, sendo expulso da cidade. Basílio, por sua vez, desesperado ante a perspectiva do casamento de Kitri com Gamanche, finge estar se suicidando, e pede ao pai da moça que lhe satisfaça um último desejo, concedendo-lhe a mão de Quitéria em casamento. O pai cede, e para o seu espanto, Basílio se levanta radiante de saúde e felicidade, para abraçar a amada.”

Baseado na obra de Miguel Cervantes, D. Quixote é um conto de heroísmo, romance e ilusão que se transforma num grande espetáculo.

 
Festival Vida

 A Vida da Earte começou através da bailarina Ângela Oliveira, grande estrela da dança em Feira de Santana que passou por muitos países em busca de aperfeiçoamento, novidades e conhecimentos referentes ao ballet. 

A bailarina implantou a primeira escola de dança na cidade, na época, não existia nenhum movimento cultural deste segmento. Era algo inovador. Ângela, que fazia parte da primeira turma de dança da Universidade Federal da Bahia, promovia aulas na princesa do sertão aos finais de semana para uma pequena turma, e com o tempo, passou a organizar grupos e construiu um espaço para desenvolver as atividades. Nascia a Earte.

Em 1995 Ângela realizou diversas viagens por países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Finlândia, Suécia, Japão, Estados Unidos, com o objetivo de pesquisar e se aperfeiçoar profissionalmente. Na sua volta, trouxe a semente da nova Earte, que em 1980 veio a materializar- se através do novo prédio onde funciona a atual sede, e em 1983, Ângela faleceu após um acidente

A Earte realizou eventos marcantes na cidade, com a presença de grandes nomes da dança no Brasil como Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.

O Festival Vida irá apresentar a trajetória da Earte, relembrando grandes momentos com a bailarina Ângela Oliveira, uma inspiração criada pelo coreógrafo Adauto Silva, dirigido por Manuella Oliveira e professores da Earte. O festival contará com a participação de todo elenco de dançarinos da academia, assim como os bailarinos convidados.

Os espetáculos tem a direção artística de Manuella Oliveira e direção geral de Luiz Augusto Oliveira.