A palestra será ministrada pela estudante de Enfermagem da UNIFACS Laiane Pereira da Silva
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/11/2012 às 11:52
MuNEAN - Rua João de Deus, 5 (antigo Maciel de Cima), Pelourinho - Centro Histórico
17, 9h às 12
Foto:
Mulheres Negras na História da Enfermagem. Este é o tema da palestra que será ministrada neste sábado, dia 17, no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, no Pelourinho, dentro da programação Diálogos com a Saúde. O evento, que acontece das 9h às 12h, é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra.
A palestra será ministrada pela estudante de Enfermagem da UNIFACS Laiane Pereira da Silva e vai abordar o cuidar das parteiras, curandeiras e amas de leite, incluindo o período da escravidão no Brasil. Vai destacar ainda o papel de Mary Jane Seacole, conhecida como Madre Seacole. Ela foi uma enfermeira jamaicana conhecida por seu envolvimento com a guerra da Criméia, mesmo local de atuação da também enfermeira Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna.
Outro tema que será abordado na palestra é a inserção das primeiras mulheres negras nos cursos de enfermagem no Brasil: Josephina de Mello e Lúcia da Conceição, que se formaram em 1947, em São Paulo. O evento terá ainda o depoimento de profissionais de enfermagem.
Para participar, basta levar um brinquedo novo ou usado em bom estado, que posteriormente será doado a crianças carentes.
O que é: Palestra “Mulheres Negras na História da Enfermagem”
Local: MuNEAN - Rua João de Deus, nº 05 (antigo Maciel de Cima), Pelourinho - Centro Histórico
Data: 17/11/2012
Horário: 9h às 12h
Entrada: um brinquedo novo ou usado em bom estado