Cultura

Jorge Amado: Espetáculo infantil Pluft, o Fantasminha entra em cartaz

Afinal, tudo se resolve com auxilio de três bons e atrapalhados marujos, revoltados com a malvadeza do Perna-de-Pau.
Nell Araujo , Salvador | 14/11/2012 às 07:17
Teatro Jorge Amado dias 17 e 18
Foto: DIV
A Rogério Sivestre Produções  está trazendo a Salvador o clássico da dramaturgia infantil, PLUFT, O FANTASMINHA, de Maria Clara Machado. Pluft,o fantasminha que tem medo de gente mas cria coragem e vira um herói em defesa da menina Maribel, neta do Capitão Bonança Arco-Íris, ameaçada por um marinheiro de maus bofes, o Pirata Perna-de- Pau. No meio da confusão, quem não perde a calma é a Mamãe Fantasma, antiga fantasma de ópera, que vive na cozinha fazendo deliciosos pastéis de vento e falando ao telefone com a prima Bolha. Já outro membro da espectra família, o tio Gerúndio, ao saber dos perigos que corre Maribel, chama os velhos fantasmas de navio para ajudar. Afinal, tudo se resolve com auxilio de três bons e atrapalhados marujos, revoltados com a malvadeza do Perna-de-Pau.

É uma obra que estimula a imaginação infantil, num texto divertido e movimentado. A história de Pluft, o Fantasminha começa com o sequestro da menina Maribel pelo bandido Perna-de- Pau, que a prende no sotão de uma velha casa abandonada, habitada por Pluft e sua família fantasma. Ao ficar amigo de Maribel, Pluft acaba descobrindo a sua própria identidade. E aprende a vencer o medo do outro diferente, no caso, de gente, que ele nem acreditava que existisse. Com graça e leveza, Maria Clara Machado convida crianças e adultos a investigarem as inquietações de todos aqueles que um dia já tiveram medo de crescer.

"Mamãe, gente existe?" - Quando Pluft  fez essa pergunta pela primeira vez, em 1955, no palco do Tablado, no Rio de Janeiro, o teatro infantil no Brasil ganhou o seu primeiro clássico, consagrada como obra-prima, que o tempo continua premiando com sucesso de público e crítica.
 
Ficha Técnica:
 
Texto: Maria Clara Machado
Direção: Rogério Silvestre
 
SERVIÇO:
 
TEATRO JORGE AMADO
Dias: 17 e 18/11/2012
Horários: sábado e domingo às 11h e 16h
Ingressos: R$50 (inteira)  R$25 (meia)
crianças até 3 anos não pagam e sentam no colo dos pais
Classificação: Livre
Produção local: Carambola Produções e Núcleo de Produção do Teatro Jorge Amado
Telefones: 3525-9720 32525-9708