Cultura

DIA NACIONAL DA CULTURA: 42 anos da biblioteca pública terá lavagem

Já no Quadrilátero da Instituição, haverá as apresentações musicais dos grupos Batifun e Candyló,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/11/2012 às 11:04
Cortejo se formará a partir das 9 horas
Foto: Logo

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, dia 5 de novembro, será realizada mais uma edição da única lavagem "profano-literária" do calendário cultural da cidade: a "5ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia". A ação cultural também celebra o aniversário de 42 anos da atual sede da Biblioteca, com uma programação que se inicia no Campo Grande, com um desfile até os Barris, comandado pelo grupo Pracatum. Já no Quadrilátero da Instituição, haverá as apresentações musicais dos grupos Batifun e Candyló, além de intervenções artísticas e uma instalação com esculturas de Orixás no foyer, assinada pelo artista plástico Leonício Santana. O tema é “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”.


A partir das 9h, um cortejo formado por estudantes, artistas, circenses, poetas, escritores, dançarinos, baianas e grupos culturais se concentra no Campo Grande e sai em direção aos Barris. Para animar as alas do cortejo e chamar a atenção para a ação cultural, o grupo Pracatum, do Candeal, puxará o mini trio em direção à Biblioteca. No percurso, serão distribuídos informativos sobre os serviços oferecidos pela unidade. O cortejo será acompanhado pelo veículo da Biblioteca Móvel.


Na chegada aos Barris, o grupo de baianas fará a lavagem simbólica das escadarias da Biblioteca e, logo após, os participantes do cortejo são convidados a entrar na unidade, para desfrutar da programação.


O grupo Batifun comanda a festa no Quadrilátero da Biblioteca com sua música que varia entre o romântico e o alucinante, revestido de uma enorme carga de baianidade. Formado por Marcelo, Júnior e Fernando, o grupo tornou-se mais popular na cidade, com presença marcante do público nos locais onde se apresentava.


Antes do Batifun, a Banda Candyló faz o show de abertura. Criada por alunos formados no Projeto Pracatum, a banda Candyló abrirá os trabalhos com sua música que faz um resgate de ritmos do grande acervo musical que é o Candeal. Batizada pelo cacique Carlinhos Brown, Candyló significa aquele "Que veio para encantar".


Durante a celebração ao Dia da Cultura no Quadrilátero, a artista plástica Vivian d’Utra fará uma intervenção pintando uma tela inspirada na ação cultural promovida pela Biblioteca.


Histórico - Realizada há quatro anos, a lavagem “profano-literária”, como ficou conhecida, já faz parte do calendário baiano e marca o início da programação do Novembro Negro, série de eventos que marcam o mês da Consciência Negra. A lavagem reúne centenas de pessoas, que acompanham o cortejo e participam da ação na sede. Já participaram das edições anteriores nomes como Márcia Short, Magary Lord, Percussivo Mundo Novo, Lazzo Matumbi, Jota Veloso, Tonho Matéria, entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO

09h – Concentração e cortejo com mini trio comandado pela Pracatum

12h – Lavagem simbólica das escadarias da Biblioteca

13h – Show de abertura – Candyló, seguida de intervenção artística e show de encerramento com o grupo Batifun

Informações: (71) 3117-6079/6041 

Realização: Núcleo Biblioteca Viva

www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com