Cultura

Marcio Meirelles e Bertho Filho ministram oficina gratuita de teatro

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/10/2012 às 11:57
Bertho Filho
Foto:

O diretor artístico, Marcio Meirelles, inicia na próxima segunda-feira, 29/10, juntamente com o  também diretor Bertho Filho, a Oficina de Teatro - Preparação K Cena, a partir das 9h, no Teatro Vila Velha. A oficina é gratuita e direcionada a jovens entre 14 e 18 anos. As inscrições podem ser feitas no site do Teatro Vila Velha.

 

Celebrando o ano de Portugal no Brasil, o projeto K Cena, realizado pela Cia Viriato de Portugal, em parceria com o Teatro Vila Velha e o Mindelact – Associação Artística e Cultural de Cabo Verde, procura estimular o gosto e a curiosidade pela escrita e interpretação teatral, promovendo a valorização da língua portuguesa e reconhecimento desta e do teatro como veículo de desenvolvimento da identidade e enriquecimento pessoal e interpessoal.

 

A oficina pretende colocar em contato (não presencial) jovens de diferentes realidades culturais e contextos, mas ligados pela Língua Portuguesa, fomentando o intercâmbio de experiências. Esta ação será feita com a utilização de recursos audiovisuais. O projeto culmina com as apresentações finais do trabalho desenvolvido pelos jovens e encenadores nas respectivas estruturas culturais envolvidas.

 

Marcio Meirelles: Diretor teatral, cenógrafo e figurinista. Começou a fazer teatro universitário como atividade política em 1972. Há 37 anos, com Maria Eugênia Milet, criou o grupo Avelãs y Avestruz e há 22, com Chica Carelli, o Bando de Teatro Olodum. Em 1994, iniciou, com muitos artistas, entre eles Ângela Andrade, Marísia Mota e Cristina Castro, a reforma e revitalização do Teatro Vila Velha, que hoje é um grande centro de formação, criação, intercâmbio e difusão das artes cênicas. Ganhou de vários prêmios como diretor, cenógrafo e figurinista, e também já dirigiu vários shows de música, comemorativos de entrega de prêmios e de lançamentos de projetos. Seus trabalhos mais recentes realizados como encenador foram: “Cabaré da RRRRaça” (com estreia em 1997 e sendo apresentado até hoje), “Sonho de uma noite de verão”, espetáculo vencedor do prêmio Braskem de Teatro de Salvador (2006) e “Bença” (2010), para o Bando de Teatro Olodum; “Fausto#Zero” (1999) e “Cartas abertas” (2006), para a Cia Teatro dos Novos; “Um Tal de Dom Quixote” (1998) e “Oxente, Cordel de Novo?” (2003), para os dois grupos; “Material Fatzer” (2001) e “Auto- retrato aos 40” (2004) com os grupos residentes do Teatro Vila Velha; e “A Roda do Mundo” (2001), “Candaces - a reconstrução do fogo” (2003) “eBakulo – os bem lembrados” (2005) para a Cia dos Comuns (Rio de Janeiro). Seus trabalhos mais recentes na direção são os espetáculos "O Olho de Deus - O Avesso dos Retalhos" e "Drácula".

 

Bertho Filho: Ator, diretor teatral (bacharel em artes cênicas - Universidade Federal da Bahia/UFBA.), dramaturgo (sócio administrado da Sociedade de Uutores Teatrais/SBAT.), produtor e preparador de elenco. Entre os trabalhos mais recentes estão a participação na novela “Gabriela”, na série “Força Tarefa” e no cinema participou de “Tieta”, “Central do Brasil”, “Eu me lembro”, “Capitães da Areia”, entre outros.

 

Oficina de Teatro - Preparação K Cena

com Marcio Meirelles e Bertho Filho

29/10 a 16/11 | seg, qua e sex | 9 às 12h

10/11 | sáb

Para jovens de 14 a 18 anos | Gratuita