Cultura

Banda Olodum divide palco do Pelô com sambista Walmir Lima, domingo

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/10/2012 às 19:59
Galera de cantores da Banda Olodum
Foto: Edgar de Souza

Neste domingo, 21 de outubro, a banda Olodum divide o palco com o sambista Walmir Lima. O show que faz parte do ‘Ensaio do Bloco Afro Olodum', acontece no Largo Pedro Arcanjo, a partir das 16h, marca a terceira edição da premiação do troféu Semba.

Isso porque, o grupo do Pelourinho escolheu o mês de outubro para homenagear a Tanzânia e  através dos seus ensaios, destaca o estilo de vida adotado pelas aldeias Ujaama, que após implantar o socialismo buscaram a valorização das diferentes comunidades do país e sua cultura.

A idéia do grupo, ainda segue a proposta do tema do Carnaval 2013, Samba, Futebol, Alegria - Raízes do Brasil, que resgata elementos tradicionais da cultura brasileira. O primeiro homenageado foi o ilustre sambista Riachão, em setembro, e depois o sambista e compositor Neto Balla, no dia 14 de outubro.



Walmir Lima


Oriundo de uma geração de grandes mestres, sambistas baianos como Batatinha, Panela, Tião Motorista, sua obra é marcada de grandes êxitos e sucessivas conquista como um excelente compositor. É um artista que se confunde com a música raiz produzida e vivenciada na Bahia, principalmente na sua vertente mais popular o samba.
Com o repertório em que se mistura o samba enredo, samba de roda e terreiro, sambas canções românticos, impregnados de uma poesia lírica única. Ao compor o samba enredo "Jorge Amado em quatro tempos" sagrou-se campeão pelos Filhos Do Tororó e passou a ser personagem do livro do grande compositor baiano, que aproveitou um verso do seu, "do território mágico e real" para dar nome ao último capítulo do Livro "Tenda dos Milagres".
 
Mas Walmir com tanto talento logo iria conquistar o Brasil e este surgiu o mega-sucesso "Ilha de Maré", imortalizada pela voz de Alcione. Logo depois viria "Dindinha Lua" gravada por Beth Carvalho, além de outros grandes êxitos nas vozes de Jair Rodrigues, Fundo de Quintal, Nosso Samba, Exporta Samba dentre outros.