Cultura

PORTA E JANELA É TÍTULO DO PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS DE MÁRCIA BARROS

| 04/10/2012 às 21:20
O livro será lançado no dia 9 de outubro
Foto: Divulgação

“Porta e janela” é o título da primeira coletânea de poemas da jornalista, arte-educadora e terapeuta Márcia Barros, que será lançada no dia 9 de outubro, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública dos Barris. A sessão de autógrafos terá a participação de músicos, artistas e poetas.

Segundo a autora, o livro traz reflexões, fantasias, revelações e devaneios.  “Não escrevo para quem quer que seja”, diz ela. “Escrevo para mim mesma e entre palavras arranjadas, rimas tortas e desconexas, encontro saídas e caminhos, construindo novos ninhos”.

Nascida em 9 de outubro  de 1961, em Salvador, desde a adolescência despertou para as artes da escrita e pintura, participando de festivais de poesia, nas escolas onde estudou: Sacramentinas e Instituto Social da Bahia.

De 1979 a 1982, cursou Jornalismo na Universidade Federal da Bahia, trabalhando por nove anos na assessoria da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia. Durante esse período, sem jamais abandonar a arte, realizou exposições de pintura individuais e coletivas em várias galerias.

Entre 1995 a 2000, voltou à Universidade Federal da Bahia, onde se graduou na Escola de Belas Artes, no curso de Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas, expondo com os colegas em eventos universitários.

No ano de 1996 como sócio-fundadora do Jornal Líriom colaborou para criar o primeiro tablóide holístico de Salvador, realizando reportagens voltadas para o bem-estar físico, mental e emocional, questões ambientalistas, terapias alternativas, bem como oráculos e naturopatias dentre outras ligadas ao tema para uma vida saudável.

Márcia Barros não se diz poeta, afirma apenas que escreve "como forma de extravasar sentimentos...", partilhando-os via e-mails na internet e no seu blogspot, "Poesia em tela" onde expõe também suas pinturas.

Estimulada por amigos e leitores, em 2010 participou de um concurso nacional de poesia, classificando-se em segundo lugar, entre mais de 500 concorrentes, o que lhe conferiu a publicação do poema  “Porta e janela", no livro Encantos do Brasil, editado pela Mádio Editora/SP.

Recentemente foi convidada pelo departamento de fonética da Universidad de Rosario (Argentina), onde seus poemas são usados em classes,  para ministrar workshop com o tema "Poesia: a palavra como instrumento terapêutico".

SERVIÇO
O quê:
Lançamento do livro “Portas e janelas”
Quando: 9/10, 18 às 21h
Onde: Biblioteca Pública dos Barris