Cultura

IRMANDADE DO ROSÁRIO DOS PRETOS COMEMORA 326 ANOS COM EXPOSIÇÃO

| 24/09/2012 às 22:29
A mostra é composta por fotos e textos
Foto: Elias Mascarenhas

Fiéis e visitantes da igreja do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, Centro Hiatórico de Salvador já podem apreciar uma exposição permanente de fotos e textos inaugurada no local. A mostra destaca os quatro séculos da irmandade que leva o nome do templo e é fruto de convênio com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

De acordo com o prior da organização, Ubirajara Santa Rosa, o objetivo é apresentar a história do grupo: “Ela mostra como nos comportamos, o que fazemos e as dificuldades que enfrentamos ao longo de três séculos”. Os painéis homenageiam os 326 anos da Irmandade e os 112 anos da Venerável Ordem Terceira do Rosário às Portas do Carmo, nome da entidade, fundada por descendentes de escravos e ex-escravos que construíram a igreja.

Composta por 52 fotos coloridas e em preto e branco de Aristides Alves, Rugendas e Carlos Julião, e textos especialmente escritos e dimensionados em painéis portáteis, a exposição tem ainda imagens do acervo da irmandade e da Fundação Pierre Verger. As peças estão no corredor lateral à nave central da igreja.

“A importância do Rosário dos Pretos se dá ainda a partir das transformações do conceito de patrimônio cultural”, avalia a museóloga e coordenadora da exposição, Ana Maria Figueiredo. Segundo ela, o templo e seus agregados são testemunhos da história brasileira e baiana, que nas três últimas décadas apresenta, para além dos patrimônios edificados, o reconhecimento dos bens culturais simbólicos e intangíveis.

A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas; aos sábados, das 9 às 12 horas, e domingos; das 10 às 12 horas. A entrada custa R$ 2, sendo entrada gratuita aos domingos, a partir das 8 horas até término da missa, ou todas as segundas-feiras das 8 às 10 horas e todas as terças-feiras a partir das 16h30min, até o término da missa.

A exibição tem apoio da Fundação Pierre Verger, Fundação Pedro Calmon, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Secult e IPAC. Informações pelo telefone (71) 3241-5781 ou endereço rosariopelourinho@hotmail.com.