Cultura

Autores baianos lançam livro debate sobre a cidade e a visão marxista

vide
| 17/09/2012 às 12:01
Vai ser dia 27 próximo na Livraria Cultura
Foto:

No próximo dia 27 de setembro, às 18h00, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura no Shopping Salvador, será lançado o livro Cidade: pólis, urbe, desigualdade, capitalismo, meio ambiente, urbanização.

O livro é organizado por uma equipe interdisciplinar de escritores baianos  e discute o fenômeno urbano a partir das diretrizes teóricas de abordagem marxista, buscando compreender como a cidade é capturada e colocada a serviço da lógica capitalista, no que refere ao jogo de exploração de classe

. A cidade produzida pelo sistema capitalista é programada para reproduzir em seu urbanismo a exclusão a partir de um padrão periférico de urbanização, que empurram os pobres, desempregados e negros para a periferia, como forma de assegurar as hierarquias urbanas e sociais.
 
O antagonismo se expressa arrogantemente sobre o tecido urbano, que evidencia como a segmentação da cidade moderna segue aos direcionamentos da dialética econômica, beneficiando os bairros habitados pelas classes abastardas e precarizando, com múltiplas ausências de serviços e infraestrutura urbana os bairros pobres.