Cultura

LEONEL BRAYNER INAUGURA EXPOSIÇÃO “REALIDADE POSSÍVEL” NO RODIN, 4

vide
| 28/08/2012 às 16:01
Leonel Brayner é desenhista e pintor
Foto: DIV

O artista plástico Leonel Brayner inaugura no dia 4 de setembro, na Galeria Mansarda do Palacete das Artes Rodin Bahia, a exposição "Realidade Possível", onde apresenta 18 telas sobre óleo, reunidas exclusivamente para essa exposição, para retratar naturezas mortas e objetos com o mesmo talento de pintor figurativo que o lançou muito jovem para uma trajetória de trabalhos e exposições na Bahia, em Curitiba, São Paulo, Rio de janeiro e Goiás.


Nessa exposição do Palacete das Artes, Leonel Brayner manifesta em sua obra uma releitura dele mesmo, na maturidade pictórica do artista, que repensa a sua pintura com o olhar de hoje. Cada quadro tem sua história, como se fosse um passeio sobre a sua memória. A expo fica aberta até o dia 7 de outubro, de terça a sexta-feira das 13h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. A ENTRADA É GRATUITA.


Desenhista e pintor, Leonel Brayner começou como pintor realista, retratando especialmente naturezas mortas. Aos poucos foi inserindo a paisagem em seu trabalho, procurando, segundo o artista, "adoçar o rigor formal do desenho com uma atmosfera sutilmente poética, influenciado pelo colorido envolvente da Bahia".


Em 1997 participou como um dos ilustradores convidados da Edição Comemorativa dos 150 Anos de Nascimento de Castro Alves, patrocinado pela Fundação Odebrecht. Em 99 participou como artista convidado da exposição "Salvador 450 Anos" e desde 1976 tem mostrado suas obras em exposições individuais por vários estados e com colaborações como ilustrador de publicações como no livro "Rio Pena e Pincel", com textos de Heloísa Seixas e Ruy Castro, lançado em 2011 no Rio com o patrocínio da Eletrobrás