Cultura

NEOJIBA PROMOVE CONCERTO ESPECIAL NO TCA COM JOVENS SOLISTAS DIA 20

vide
| 16/08/2012 às 12:03
Com regência do maestro Yuri Azevedo, concerto prestigia a prata da casa
Foto: Tatiana Golsman

No próximo dia 20 de agosto, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal orquestra do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Sinfônicas Juvenis e Infantis da Bahia), promove concerto especial, composto exclusivamente por jovens solistas formados pelo Programa, entre eles, Abner Silva e Adauri de Oliveira.

A apresentação, que acontece às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), terá pela primeira vez como regente o jovem maestro Yuri Azevedo, 20, que foi recentemente laureado com o Eleazar de Carvalho, maior prêmio da música erudita no Brasil. O concerto ainda contará com a participação especial do Grupo de Percussão do NEOJIBA. A entrada custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).


No repertório estarão presentes obras de famosos compositores, como o alemão Richard Strauss - tendo Abner e Adauri como solistas do "Dueto Concertino para clarineta, fagote e orquestra" -, e o estadunidense Leonard Bernstein, com as Danças Sinfônicas do musical West Side Story. O Grupo de Percussão do NEOJIBA apresenta obras do brasileiro Ney Rosauro, e do porto-riquenho Rolando Morales-Matos.


De acordo com o jovem maestro baiano Yuri Azevedo, primeiro regente a conquistar o prêmio Eleazar de Carvalho, durante o 43º Festival Internacional de Campos de Jordão, o mais importante festival de música clássica da América Latina, "Ter conquistado o Eleazar de Carvalho foi uma surpresa muito boa, uma conquista totalmente inesperada. As expectativas para esta apresentação são as mais otimistas possíveis. Estou bem ansioso para enfrentar o desafio técnico de executar a peça de Strauss, um dos grandes compositores da música erudita", ressalta.


Além de Yuri, outros jovens e talentosos músicos do NEOJIBA, como o fagotista Abner Silva, 18, também foram destaque em edições anteriores do evento. Durante o 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizado entre os dias 02 a 24 de julho de 2011, Abner foi escolhido pelo seu excelente desempenho como instrumentista na categoria "madeiras". Neste ano, o músico foi aprovado, pela renomada e tradicional Haute école de musique de Genebra, na Suíça.


Para Adauri de Oliveira, "Esta apresentação será um verdadeiro desafio, porque esta é uma peça nova, tanto para mim quanto para os músicos da Orquestra. Além disso, haverá dois motivos especiais, um deles é o fato de Yuri reger sozinho um concerto completo da Juvenil da Bahia e o outro é pelo fato de estarmos nos despedindo de Abner, que irá em breve para Genebra", conclui.


Saiba mais sobre a Juvenil da Bahia


 A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia é a principal orquestra do NEOJIBA. Atualmente é composta por integrantes de 14 a 27 anos de idade, tendo realizado diversas apresentações no Brasil e exterior, sob constante monitoria de regentes e solistas de renome internacional. Em 2009, se apresentou no 40° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizou turnê nas principais capitais do Nordeste brasileiro, e participou de intercâmbio pedagógico com o "El Sistema" em Caracas, Venezuela. Em 2010, foi convidada como orquestra residente do Festival de Música de Santa Catarina. Em 2011, além de realizar uma importante temporada de concertos no Teatro Castro Alves (TCA) e apresentações em cidades do interior da Bahia, a YOBA foi a primeira orquestra brasileira a se apresentar no Royal Festival Hall de Londres, com o famoso pianista chinês Lang Lang. Em março deste ano foi escolhida como a orquestra residente do primeiro festival Música em Trancoso, se apresentando ao lado de renomados músicos, como as irmãs Labèque e instrumentistas da Filarmônica de Berlim.


Saiba mais sobre Yuri Azevedo


Yuri Azevedo é membro do NEOJIBA desde o início do Programa, em 2007, quando, com apenas 15 anos, começou a integrar a principal orquestra como percussionista. Hoje ele também rege regularmente a Orquestra Castro Alves (OCA), cujo preparador é o pianista e maestro Eduardo Torres. Desde o começo o jovem músico se mostrou interessado pela regência e ao longo desses 5 anos já esteve a frente de diversos grupos do NEOJIBA, como a YOBA e Grupos de Câmara. Yuri foi aluno de Guillaume Bourgogne, Manuel López, Marin Alsop, Jean Carlo Guerrero, Sir Richard Armstrong, entre outros talentosos regentes.

Também já se apresentou nos Estados Unidos, onde obteve a oportunidade de reger a Orquestra Sinfônica de Miami durante o Journey to Brazil, produzido pela organização Brasil Classical, em dezembro de 2011. No último mês de julho, recebeu o Eleazar de Carvalho, maior prêmio do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante festival de música clássica da América Latina, sendo esta a primeira vez que um regente é agraciado com a honraria. Em decorrência do Prêmio, retornará aos EUA em breve para frequentar por nove meses o Peabody Institute of Music, em Baltimore.


Saiba mais sobre Abner Silva


Abner Silva atua como músico do NEOJIBA desde 2007. Começou a estudar fagote quando tinha 14 anos, e apenas oito meses depois já executava solos em concertos, apresentando uma musicalidade única. Já atuou como solista do "Concerto para Clarinete e Fagote" de Stamitz e do "Concerto para Fagote e Orquestra" de Mozart, dentre outros. Também foi professor e preparador do fagotista de 9 anos Paulo Victor Bispo, que executou "La Notte", de Vivaldi, no centro histórico de Salvador. Suas performances o levaram a conquistar em 2011 o prêmio de "músico-revelação" no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (considerado o maior festival de música clássica do Brasil). Também foi destacado pela exigente publicação inglesa Classical Source, após um concerto com o pianista Lang Lang em Londres, em 2011. Este ano Abner foi aprovado para ingressar na renomada Haute école de musique de Genebra, na classe do professor Afonso Venturieri.


Saiba mais sobre Adauri de Oliveira


Adauri de Oliveira nasceu em Macaúbas, no centro-sul da Bahia, onde começou a tocar clarineta na filarmônica local. Em Salvador, ingressou no NEOJIBA na época de sua fundação, em 2007, o que foi fundamental para sua aprovação na UFBA. Como primeiro clarinetista da Orquestra Juvenil da Bahia já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, com apresentações em Londres, Lisboa, Berlim, Genebra, dentre outras. Em fevereiro de 2011, Adauri teve a oportunidade de ter aulas na Suíça com professores da Orchestre de La Suisse Romande e da Orchestra de La Svizzera Italiana, como Romain Guiot e Michel Westphal. Em novembro de 2011, tornou-se Bacharel em Clarineta, pela UFBA, na turma do professor Pedro Robatto.


Sobre o NEOJIBA                                                                                             

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado "El Sistema", programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.


O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.