Cultura

MINISTRA ANA HOLLANDA PASSA FIM DE SEMANA EM SALVADOR E VISITA O MAM

vide
| 30/07/2012 às 11:28
Ministra Ana Hollanda diante painel de Carybé
Foto: DIV
 

A ministra da Cultura Ana de Hollanda passou o final de semana na Bahia. No sábado pela manhã ela conversou com a designer e estilista baiana Márcia Ganem sobre o projeto Rotas Culturais no Recôncavo Baiano. Elas se encontraram no charmoso e tradicional bairro de Santo Antonio Além do Carmo. O projeto da estilista prevê a criação de Casas de Cultura em várias cidades como Itaparica, Saubara, Cachoeira, Maragojipe, São Francisco do Conde e Salvador. "É um programa que envolve a qualificação das comunidades produtivas", diz Ganem.


O projeto será deslanchado em Salvador a partir da casa onde Castro Alves morou. O imóvel fica no Centro Histórico e deverá servir, também, de residência artística. Ana de Hollanda ficou interessada em conhecer o projeto que reúne as características do que ela conceitua de "Bacias Criativas", já que o Recôncavo tem históricos laços culturais com a capital baiana. "É um projeto bem completo", avaliou a ministra.


Ana de Hollanda esteve na sede da Representação Regional do MinC, no Pelourinho, e depois visitou o Museu de Arte Moderna (MAM), no belo complexo do Solar do Unhão, onde está sendo montada a exposição em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Serão expostas fotografias, objetos pessoais e filmes que foram cedidos pela Fundação Casa de Jorge Amado e pela família do escritor - alguns inéditos. A mostra Jorge Amado e Universal estava no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e será aberta na capital baiana, no dia 10 de agosto. A expografia é de Daniela Thomas e Felipe Tassara. A mostra tem apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.


A ministra Ana de Hollanda recebeu um vídeo com a história da Jam no MAM, um dos mais bem sucedidos projetos culturais de Salvador e também aproveitou para visitar o Parque das Esculturas do Museu, onde se encontram obras de Mestre Didi, Emanuel Araújo, Bel Borba e de Carybé.


No dia 27 de julho a ministra entregou na cidade de Cachoeira, o painel de azulejos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. São 13 mil peças que formam o maior painel de azulejos portugueses fora de Portugal e que foram totalmente restaurados pelo IPHAN. A ministra retornou para Brasília no domingo.