Cultura

NEGRACOR TRIBUTOS: artistas nacionais e internacionais na voz de Casé

vide
| 23/07/2012 às 17:03
Como o próprio nome inteligentemente sintetiza, a banda Negra Cor é o resultado, bem sucedido, de uma fusão rítmica que une hip hop, bases eletrônicas, o melhor da musicalidade do axé com a riqueza melódica e cultural da música negra. Tudo isso imprime à Negra Cor personalidade e estilo próprios para trilhar um caminho de sucesso e figurar entre as melhores bandas que exploram o vasto universo da Música Popular Brasileira e mundial.


Liderada por Adelmo Casé, um intérprete com total domínio do que canta, a Negra Cor não teme abarcar e misturar, majestosamente, toda a melhor herança de nossa música negra, representada pelo reggae, samba-reggae, ijexá, funk , dentre outras. Artista completo, Casé canta, compõe, faz arranjos musicais, toca violão, percussão e gaita. Nas composições, parcerias notáveis com nomes de peso da nossa música, a exemplo de Carlinhos Brown "Só Vou Fazer Amor", Gerônimo e Saul Barbosa "Amar Com Você".  


Nesses mais de 6 anos de estrada, a Negra Cor vem reforçando sua identidade musical, apostando num repertório autoral, com estilo único, e usando criatividade para fazer releituras de músicas dos mais variados gêneros. É presença constante em festas de todo o Brasil com destaque para a Tradicional Festa Trio, realizada em Brasília, Carnabeirão (Ribeirão Preto), Axé Brasil (Belo Horizonte), Sauipe Fest (Costa do Sauípe), Festival de Verão (Salvador), além dos carnavais fora de época, a exemplo da micareta de Feira de Santana, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Jacobina, dentre outros.



É com um neologismo curioso, e que sintetiza toda a essência do seu trabalho, que a Negra Cor batiza seu primeiro CD: Eletroafroascendente. Aqui, a fusão de três palavras, sutilmente, representa também a fusão de influências que deram origem a um CD culturalmente rico e de repertório genuinamente brasileiro. Lançado em janeiro de 2010, recebeu elogios do público e da crítica especializada. De fato, não poderia ser diferente, a contar pela direção musical, mais que especial, do saudoso multimúsico Saul Barbosa e das presenças de Jorge Aragão, o mestre do "samba carioca de raiz", e Bell Marques (Chiclete com Banana).


A banda Negra Cor é formada por Adelmo Casé (vocal, violão, percussão e gaita), pelo DJ Mauro Telefunksoul e mais 8 músicos. O repertório é mais que dançante: é envolvente. E aqui, envolver-se significa, não apenas, se deixar levar pela batida, mas captar o verdadeiro sentido da música, aquilo que ela tem de mais sensorial e particular para transmitir.