Cultura

EDUFBA lança Memórias da Africa, patrimônios, museus e politicas

vide
| 28/06/2012 às 15:14

Organizado por Livio Sansone e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) em parceria com a ABA Publicações, o livro Memórias da África: patrimônios, museus e políticas das identidades tem lançamento marcado para o próximo dia 3 de julho, terça-feira, a partir das 20h30, durante a 28º Reunião Brasileira de Antropologia, na PUC-SP, em São Paulo.

Este livro busca entender a significativa mudança na forma como a África é vista e representada no Brasil, sobretudo a partir da valorização da cultura popular. O museu, entendido como lócus de luta política pela afirmação da diversidade, e temas relacionados aos processos de patrimonialização e de musealização, estudos africanos e estudos sobre as identidades racializadas no Novo Mundo fazem parte desta publicação.

Composta por oito ensaios, assinados pelo organizador, Livio Sansone, e por Wilson Trajano, Juliana Braz Dias, Andrea Lobo, Stephen Small, Babajide Ololajulo, Valdemir Zamparoni, Antonio Motta e Luiz Oliveira, esta obra apresenta contribuições resultantes de uma rede de pesquisa já consolidada, criada pelo Programa de Extensão em Pós-Graduação Fábrica de Idéias da Universidade Federal da Bahia (UFBA).