Cultura

IPHAN LANÇA LIVRO QUE VALORIZA TEMPLOS AFRO-BRASILEIROS

| 13/06/2012 às 23:33
Obra apresenta os terreiros tombados pelo Iphan
Foto: Divulgação

“O patrimônio cultural dos templos afro-brasileiros” é o título da obra que será lançada nesta quinta-feira, 14, das 17 às 21 horas, na Casa Berquó, na Barroquinha, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O livro traz textos apresentados por um elenco significativo de peritos, professores, técnicos, especialistas em políticas de preservação cultural, africanistas e estudiosos das religiões de matriz africana, tendo a forte participação do povo de santo.

A narrativa começa com o terreiro da Casa Branca do Engenho Velho da Federação, primeiro templo afro-brasileiro tombado como patrimônio histórico e etnográfico do Brasil, em 1985. Em seguida mais cinco casas da Bahia e uma do Maranhão tiveram tratamento semelhante.

A obra trata ainda de questões mais específicas dessa temática, a exemplo da especulação imobiliária e da ocupação urbana desordenada.

Estarão presentes ao lançamento o superintendente do Iphan Bahia Carlos Amorim, alguns dos autores e representantes da OAS Empreendimentos, empresa patrocinadora da obra. Para Amorim, “os terreiros, carregam, de um lado a outro do oceano, a sacralidade, o testamento das pequenas áfricas – monumentais como o continente negro”.

Segundo ele, “a preservação de templos e locais sagrados da cultura afro-brasileira é coisa recente e se limitou, nos últimos 25 anos, à inscrição nos livros de tombo oficiais, malgrado o imperativo de se mover uma discussão profunda sobre o tema”.

As apreciações contidas na publicação foram originadas no Seminário Internacional Políticas de Acautelamento do Iphan para Templos de Cultos Afro-Brasileiros, que teve a participação das universidades federais da Bahia, Maranhão e Pernambuco, além da colaboração da Université d’Abomey-Calavi (República do Benin) e dois institutos de pesquisa franceses (Centre d’Études Africaines e o Centre d’ Études des Mondes Africains.

A estética do livro chama a atenção pelas fotos dos terreiros tombados e ilustrações de Carybé. A coordenação editorial é de Bete Capinan, com capa de Humberto Vellame e fotos do terreiro da Casa Branca de Orlando Ribeiro. O livro será distribuído pelo próprio órgão no dia do evento de lançamento.

SERVIÇO
O quê:
Lançamento do livro “O patrimônio cultural dos templos afro-brasileiros”
Quando: 14/6, 17 às 21h
Onde: Iphan Bahia - Casa Berquó - Rua Visconde de Itaparica, 8 - Barroquinha