Cultura

PROJETO MOSTRA QUE NA PERIFERIA DE LAURO TAMBÉM TEM CULTURA

vide
| 12/06/2012 às 14:28
Apresentação de dança em Itinga, bairro distrital de Lauro de Freitas
Foto: João Raimundo

Vinte e três grupos de Lauro de Freitas se apresentaram no Festival de Dança Educart, nesta semana, na sede do projeto, em Itinga. Meninos e meninas a partir dos 13 anos mostraram seus passos nas categorias pagode evolução ou quebradeira, dança mista e hip hop, para um público também jovem que se formou em frente ao Centro Cultural Educart, no Parque Santa Rita.

"O objetivo é mostrar que existe cultura no município e despertar a comunidade e os jovens para as artes" - frisa o professor de dança Jackson Felix. Dos grupos que participaram, 11 são frutos das oficinas da Educart, projeto da Secretaria Municipal de Educação. Os outros 12 são formados pelos próprios jovens nas comunidades de Portão, Itinga, Vida Nova e Centro.   


Integrante do Conect Dance, Lucas dos Santos, 19 anos, contou que se preparou com ensaios diários para fazer bonito no Festival.  "A dança é importante. Faz parte da nossa cultura e também evita que os jovens entrem no mundo das drogas". Para ele, a arte dos movimentos do corpo é uma das expressões mais fortes de Lauro de Freitas.

O coreógrafo do Fogo Baiano, Joseval de Jesus, parabenizou a iniciativa que, segundo ele, incentivou a volta do grupo que estava parado há oito anos. "Ações como esta
incentiva o jovem à prática. Espero que continue".


O grupo Fogo Baiano, formado há 12 anos, participa do Projeto Dança nas Praças, do Movimento Unificado de Dança (Mud).


"O desejo da gente é transformar nosso trabalho em um projeto social" - explica Joseval de Jesus. De acordo com o diretor da Educart, Renato Lima, além de oficinas de dança são desenvolvidos cursos em artes plásticas e música. Também foram apresentadas encenações teatrais e saraus. A peça Em Busca do Tesouro Perdido, montado pelo Educart, foi apresentada no Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana. A peça Edu e Cação, que chama atenção dos jovens para preservação do patrimônio escolar, será apresentada no Cine Teatro de Lauro de Freitas e nas escolas municipais.