Cultura

Segunda geração do Projeto Axé e da Esola Picolino promove inclusão

vide
| 09/06/2012 às 19:11

Por onde andam hoje as crianças assistidas pelo Projeto Axé e Pela Escola Picolino no início da década de 1990? Pelo menos três delas deram continuidade ao trabalho de arte educação, fundaram o grupo Arte Consciente, no bairro de Saramamdaia, onde viviem. e hoje repassam o que aprenderam para centenas de outras crianças.

Segue o release da atividade promovida pelo grupo neste domingo, dia 10, no circo picolno

O Grupo Cultural Arte Consciente, da Saramandaia, formado por ex-integrantes do Projeto Axé e da Escola Picolino, se apresenta dia 10 de junho, às 16 horas, com o espetáculo  Viva a Vida Consciente, no Circo Picolino.O espetáculo é o resultado de projeto apoiado pela Secult e integra arte circense, boxe e música. No picadeiro atuam 80 crianças e adolescentes, treinados por 18 instrutores e educadores nas oficinas promovidas pelo grupo.

O espetáculo reflete a vida das criaças da comunidade, localizada atrás do Detran, próximo à rodoviária, que desde cedo descem para trabalhar com vendedores ambulantes. "Minha vida foi toda assim" diz Antònio Marcos, que vendia picolé na rodoviária e entrou no projeto axé aos 12 anos, em 1991. No mesmo ano veio fazer oficina  na Picolino, onde se formou com arte Educador. Com a Picolino, esteve em turnê na França, em outros estados da Bahia e no interior. Em 2003, junto com Alex Pereira e Fábio Santos, criou o grupo Cultural Arte Consciente, com o objetivo de tirar das ruas  os meninos em situação de risco.

"Nosso projeto se preocupa com a violência do dia a dia das crianças e procura dar uma formação, preparar estas para a vida ensinando também principios de cidadania, convivência e respeito", diz Antônio Marcos.Apoiada por verbas de instiuições indicadas por voluntários estrangeiros, o grupo conseguiu contruir uma sede de três andares, onde são realizadas oficinas de artes circenses, música e boxe, atendendo a 120 crianças do bairro.

Contato do grupo: programaartesconsciente@hotmail.com
Telefone: 71 34912124 ou 8723 4627