Cultura

QUINTETO DE METAIS DO NEOJIBA SE APRESENTA NO ESPAÇO DA BARROQUINHA

vide
| 09/06/2012 às 19:28

Nesta segunda-feira (11), o programa NEOJIBA promove apresentação especial do Quinteto de Metais no Espaço Cultural da Barroquinha, às 19h. O evento contempla as ações de democratização da música de concerto e de câmara, iniciativa que visa realizar concertos abertos em diversos espaços culturais de Salvador. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir obras de compositores como Victor Ewald, Michael Kamen, Arthur Frackenpohl, Jaime Texidor Dalmau e Samuel Barber, numa sonoridade marcante de trompetes, trombone, trompa e tuba.


Confira o repertório da apresentação:

VICTOR EWALD

Quinteto Nº 3

I.  Allegro Moderato


SAMUEL BARBER

Adagio (Arr. Stephen McNeff)


ARTHUR FRACKENPOHL

Quinteto de Metais

I.   Marcha

II.  Blues

III. Rondo


MICHAEL KAMEN

Quinteto


JAIME TEXIDOR DALMAU

Amparito Roca 


Músicos:

Helder Passinho Jr. - Trompete

Aécio Magnum - Trompete

Orlando Afanador - Trompa

Joadson Araújo - Trombone

Jamberê Cerqueira - Tuba


Sobre o NEOJIBA                                                                                                                         

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado "El Sistema", programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.