Cultura

CASA DO BENIN ABRIGA EXPOSIÇÃO DE ARTES QUE VALORIZA CULTURA AFRO

| 16/05/2012 às 11:14

A artista plástica Aninha Barreto mostra sua exposição “Mulher” a partir desta quarta-feira, 16, às 18 horas, na Casa do Benin, no Pelourinho, seguindo até o dia 31 deste mês, com abertura ao público das 9 às 17 horas.

São esculturas flutuantes e telas com intervenções tridimensionais que alinham arte à moda, utilizando e reutilizando materiais, com o cuidado e a consciência da necessidade de preservação do Planeta.

Aninha foi despertada, segundo explica, pela carência de referências de personagens afrodescendentes, que fizeram e fazem a diferença na sociedade brasileira, aliada à sua história de vida. Isso instigou sua necessidade do estudo antropológico e comportamental da mulher afro-brasileira, sua estética e maneira de vestir-se, com estilos diversos, surgindo assim, a série "Mulher".

A mostra se propõe dar visibilidade à estética negra através de diversas técnicas, como óleo sobre tela, acrílica, esculturas em papietá mescladas a variados tecidos, estampas, texturas e modelagens com materiais inusitados extraídos da natureza. “E assim o público poderá ter contato com referências culturais afro-brasileiras que fazem parte também da sociedade local”, destaca a artista.

SERVIÇO
O quê:
Exposição “Mulher”
Onde: Sala de exposição temporária da Casa do Benin
Quando: Vernissage, 16/5, 18h – período 17 a 30/5, das 9 às 17h
Quanto: acesso gratuito