Cultura

FEITURA NOVO BARCO DO GANTOIS EMPOLGA PRESENTES NA FESTA PARA 8 YAÔS

vide
| 12/05/2012 às 10:00
Foto da parte externa da Casa. Cerimônia não pode ser fotografada e filmada.
Foto: BJÁ
  Em belíssima cerimônia realizada no Terreiro do Gantois de Salvador da Bahia na noite da última sexta-feira, 11, e início deste sábado, deu-se a feitura do novo barco do Gantois sob a orientação espiritural da mãe Carmen, a segunda filha da mãe Menininha, com oito integrantes que passaram da condição de abiã para yaôs, filhos e filhas de santo.

   No barco, uma oxum, duas omulus, duas iansãs, duas yemanjás e um oxaguian que se apresentaram no terreiro [meu nome é fulano (a)] dançando e cantando no ritmo dos atabaques (rum, rumpi e lê) com cânticos puxados pelo mestre alabê Nadinho.

   O rito religioso começou por volta das 20h30min e só terminou com as bençãos da mãe Carmen, e parte da noite sob o comando da mãe Ângela (filha primogênita de Camen e primeira na ascensão da Casa) nos primeiros minutos da madrugada deste sábado.

   As yaôs foram recolhidas às quartinhas onde ficarão por mais três dias quando, então, passam a circular pela Casa até que possam deixar o terreiro. Na vida eterna da entidade, mantém mais 7 anos de obrigações quando assumem novo posto (ebomis) e mais 7 até que, com 21 anos de feitas (feitos) passam à condição de mães e pais de santo.