Cultura

Histórias da Bahia é um dos mais vendidos, por Gerson Brasil

vide
| 01/05/2012 às 14:34
O escritor e jornalista Jolivaldo Freitas ainda não é um best seller, mas seu livro "Histórias da Bahia" está entre os mais vendidos, como atestam as livrarias Saraiva e Cultura. Quem já teve o prazer de ler o livro ficou preso logo nas primeiras páginas, com as crônicas que revivem personagens e "estórias" de uma cidade, que praticamente está soterrada, por uma sorte de modismos e descaminhos que a levam a uma paulistização fake, para utilizar um termo bacana.
Com muita informação e bom humor, num texto leve e de prosa elegante, a Bahia de antigamente e também a de hoje tem sua alma desvendada. É bom saber, com leveza, mas rigor histórico, o que levou a população a batizar o Vale do Ogunjá com este nome. Como colocamos para correr os portugueses e os holandeses. Qual a receita de como fazer um pirão de pinaúna preta.
 
Desde o mês de janeiro o livro é o mais vendido nas duas livrarias, concorrendo com as receitas de autoajuda e assemelhados. A edição inicial de 2 mil exemplares já está esgotada e a Editora Farol da Barra anuncia uma segunda edição para o final do mês. A obra também passa a ser distribuída para livrarias de todo o país, incentivada pelo sucesso de crítica e público que vem obtendo.
 
A editora credita o sucesso ao apoio por parte da rede de lojas da Saraiva e também da estrutura de venda da Cultura. O livro além de ser exposto nas duas livrarias, localizadas nos shoppings, está também sendo comercializado pelos sites pertencentes às distribuidoras.  
 
O sucesso de venda do livro vem quebrar um tabu, porque desde meados do século passado que um autor baiano, residente na Bahia e com obra lançada por editora local não conseguia um resultado tão expressivo em tão pouco tempo de lançamento. O livro foi lançado no Convento do Carmo no dia 15 de dezembro de 2011.
 
Surpreso com o fato do livro ter caído no gosto dos leitores, Jolivaldo pondera que "além de ter um apelo especial, "Histórias da Bahia" recebeu "um empurrão fundamental dos executivos Daniel Silva, da Saraiva e Fernando Cardoso, da Cultura, que apostaram tanto no conteúdo, como na estética da obra e viram a possibilidade de um sucesso, passando a investir numa estratégia de venda. E, felizmente deu certo e a demanda é crescente, o que pode ser um passo para abertura do mercado para outros escritores locais".
 
- Também ajudaram muito as resenhas favoráveis elaboradas por escritores como Elieser César, Patrick Brock, Rosa de Lima, do pesquisador Tasso Franco, da historiadora Consuelo Pondé de Sena e do diretor de teatro Fernando Guerreiro e diversos outros que acharam o livro interessante e o disseminaram - observa.
O "Histórias da Bahia
 
Jeito Baiano" traz a origem dos nomes de ruas de Salvador, informações sobre o patrimônio histórico, fala da vida de personagens como a da Dama de Roxo e muito mais. Tudo isso numa linguagem coloquial. Cada tema, assunto ou informação é seguido de uma crônica com muito humor, sobre personagens que participaram em algum momento da história, seja no passado ou no presente.