Cultura

Projeto “Que maluquice é essa?” encerra seu ciclo em Lauro de Freitas

vide
| 26/04/2012 às 14:09

O Projeto "Que maluquice é essa?" encerra o primeiro ciclo de exibição do filme "Uma professora muito maluquinha" no dia 27 de abril, às 10h, na Associação de Moradores de Areia Branca (AMAB), em Lauro de Freitas. Cerca de 50 crianças e adolescentes são esperadas para assistir o filme e discutir sobre a sua temática. Além da exibição do filme, os estudantes participarão de um sorteio do livro que deu origem à obra cinematográfica.


A iniciativa já mobilizou aproximadamente 600 pessoas, e já passou por cidades como Salvador, Simões Filho, Pojuca, Dias D'ávila, Mata de São João e Candeias. "O projeto foi sucesso porque além de sensibilizar os professores e coordenadores para a temática do papel do educador, levou o cinema nacional para diversas comunidades desses municípios, além de gerar atividades pedagógicas embasadas no filme" afirmou Leana Mattei, Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental da Bahia Norte, empresa realizadora do projeto.


Maria Cecília, participante do projeto na cidade de Pojuca, conta que "Esta importante iniciativa  vai além da contribuição ao acesso das crianças e adolescentes ao cinema nacional. Para nossos educadores, as experiências vivenciadas no filme certamente servirão de subsídio para mudanças e reflexão acerca do modelo tradicional de ensino no Brasil. Foi uma experiência muito rica para educando e educadores, pois o filme contribuiu de alguma maneira, para a mudança de possibilidade".


De acordo com dados do Ministério da Cultura/IBGE, 87% dos brasileiros não frequentam o cinema e 90% dos municípios do país não tem cinema, teatro, museu ou espaço multiuso. "Diante da demanda existente para a exibição do cinema nacional e acesso à sétima arte o projeto deve voltar com o seu segundo ciclo muito em breve," concluiu Leana.