Cultura

OBRAS NO CENTRO HISTÓRICO NÃO PARALISAM PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

| 24/04/2012 às 19:01
Apesar dos reparos estruturais e técnicos realizados nas praças e largos do Pelourinho os eventos artísticos continuam sem realizados em seus espaços. De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), as obras são necessárias para a correta utilização e segurança de artistas e público, com o retorno da programação logo os trabalhos sejam concluídos.

Mesmo com a movimentação de obras foram realizados algumas atividades, a exemplo do show da cantora Marienne de Castro, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no encerramento do projeto Todos Verão Pelô. O sambista Walmir Lima gravou seu DVD no dia 30 e março, com a participação de grandes nomes como Edil Pacheco, Nelson Rufino, Gal do Beco e Juliana Ribeiro.

Em abril, o Largo Pedro Archanjo foi palco do projeto musical “Seja você também um sambista solidário”, no domingo, 22; outra apresentação acontecerá nesta quinta-feira, 26, na Praça Tereza Batista, homenageando o Dia do Índio.

Os espaços da região são conhecidos pela variada e constante apresentação de artistas nacionais e internacionais. No Carnaval 2012, por exemplo, houve 230 atrações contratadas para animar os seis dias de folia, com público estimado em 600 mil pessoas (100 mil a mais que em 2011).

No São João 2011 foram mais de 150 atrações, espalhadas por 11 palcos, em seis dias de festa. Ao todo, os Largos receberam 1.091 apresentações de 859 atrações no ano passado, uma média de 90 eventos por mês (nos anos anteriores foram entre 35 a 60 eventos mensais).

Ainda segundo a Secult as obras de melhoria não fazem parte da requalificação dos largos, pois esse está sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e ainda não foi iniciado.