Cultura

CHAPADA: Música e arte circense no festival regional de Nova Redenção

vide
| 23/04/2012 às 09:14
População compareceu em massa para prestigiar o evento
Foto: Jornal da Chapada

O final de semana foi de cultura para a população do município de Nova Redenção, que realizou a quarta edição do Festival de Música Regional da Chapada Diamantina na sexta (20) e no sábado (21). Com música e artes circenses, o evento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura com o apoio da Prefeitura, apoia a cultura popular da Bahia, além de despertar e revelar talentos locais. Na noite de sábado, ponto alto do festival, passou pelo palco no centro da cidade poetas e cantadores dos municípios da Chapada e de outras regiões do estado, em seguida o público conferiu o show do músico Armandinho.


Segundo os organizadores, a competição tem crescido de um ano para outro atraindo em 2012 poetas e cantadores de berços da música regional na Bahia como Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. "O evento tem sido propagado no meio artístico cultural no estado a tal ponto que este ano participaram da competição também poetas e cantadores dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O prêmio de mais de 15 mil reais contemplou os três primeiros lugares, a melhor letra e o melhor intérprete", informa o secretário de Cultura de Nova Redenção e um dos organizadores, Paulo Amando.


A abertura do festival foi feita pela trupe do Circo do Capão e, em seguida, houve pronunciamento do prefeito municipal Ivan Soares (PT), a entrega do CD com as músicas dos concorrentes do ano passado e o lançamento do Livro "A Guerra dos Coronéis", do jornalista e escritor Renato Bandeira, um documento da história chapadeira. Durante o seu pronunciamento, o prefeito Soares, que também é músico, fez uma apologia da cultura regional relembrando os festivais de música realizados pelas Associações de Estudantes do interior na capital, como os realizados pela Associação dos Estudantes de Itaberaba (AEI). Na oportunidade, convidou ao palco os integrantes da Associação dos Estudantes de Nova Redenção, entidade fundada em sua administração e que já está produzindo profissionais capacitados nas diversas áreas.


Armandinho

A grande atração da noite de sábado foi o músico Armando da Costa Macedo, conhecido como Armandinho, filho de Osmar Macedo, um dos precursores do Trio Elétrico na Bahia. O show do cantor e instrumentista foi uma viagem pela música baiana, passando pelo seu desempenho no conjunto "A Cor do Som" e no momento solo como instrumentista de bandolim e guitarra baiana que, por sinal, está completando 70 anos. "É muito gostoso estar aqui no meio desta grande plateia, porque a acolhida da população foi tão simpática e emocionante que antes do show estamos aqui no meio do povo também como parte deste grande público", ressalta o cantor baiano. Acompanhou também a apresentação de Armandinho, o seu irmão Betinho contrabaixo e colega de trio elétrico.