Cultura

BALÉ TEATRO CASTRO ALVES SE APRESENTA NO ESPAÇO ALAGADOS EM S. AMARO

vide
| 18/04/2012 às 13:13
Essa Tempestade será uma das montagens apresentadas
Foto: Adenor Gondim
Em homenagem ao mês da dança, abril, o Balé do Teatro Castro Alves - BTCA apresentará, com entrada franca, em Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) da capital e interior, duas montagens que foram sucesso no ano passado e fizeram parte das comemorações pelos 30 anos da Cia. baiana de dança contemporânea: "Essa Tempestade" e "1POR1PRAUM". As apresentações do espetáculo "Essa Tempestade" serão no Teatro Dona Canô (Santo Amaro) nos dias 27 e 28, às 20h. Já o "1POR1PRAUM" marca presença no Espaço Cultural Alagados, dia 22, às 16h.

                "Essa Tempestade" é uma montagem do BTCA, com direção artística de Jorge Vermelho e criada pelo coreógrafo cearense Claudio Bernardo, livremente inspirada na peça "A Tempestade", de William Shakespeare. Sucesso de público e de crítica no Festival Europalia, realizado na Bélgica em dezembro de 2011, o espetáculo é uma coprodução internacional do Ministério da Cultura/Funarte, Governo da Bahia (Secretaria de Cultura, Funceb e TCA), As Palavras - Cia Claudio Bernardo, Festival Europalia, Governo da Bélgica e Comunidade Francesa da Bélgica.


                O original "A Tempestade" (1611) conta a história de um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma grande tormenta. Esse naufrágio conduzirá a uma transformação humana libertária, tanto nestes náufragos quanto nos habitantes da ilha. O coreógrafo explica: "Faço um link dessa ilha com uma fábula da descoberta e da colonização do Brasil. Para mim, ‘Essa Tempestade' é uma espécie de ópera popular, com um conteúdo barroco que eu aprecio muito. Não quero que o público veja Shakespeare, mas veja a sua essência".


                Já o espetáculo "1POR1PRAUM", também concebido por Vermelho e com a supervisão coreográfica de Renata Melo, tem um formato diferenciado e uma proposta desafiadora aos bailarinos. Neste espetáculo cada bailarino exibe uma coreografia de sua autoria durante sete minutos para um único espectador, num espaço de um confessionário. "Trata-se de um confessionário, onde o bailarino e seu único público compartilharão uma emoção que ficará restrita aos dois", explica Jorge Vermelho.


             A partir do segundo semestre o BTCA também circulará com um novo espetáculo - ainda em fase de montagem - nos espaços Centro de Cultura Olívia Barradas, Xisto Bahia, Cine Teatro Solar Boa Vista, Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura de Guanambi e Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana).


Serviço:

O quê: BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA)

"1POR1PRAUM", concepção e direção artística Jorge Vermelho; supervisão Renata Melo.

Onde: Espaço Cultural Alagados

Quando: 22 de Abril, domingo, às 16 horas

Entrada franca


O quê: BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA)

"Essa Tempestade" - de Claudio Bernardo

Onde: Centro de Cultura Dona Canô - Santo Amaro

Quando: 27 e 28 de abril (sexta e sábado), às 20 horas

Entrada franca