Cultura

Balé do Teatro Castro Alves faz apresentações dias 27 e 28 abril

vide
| 16/04/2012 às 09:28

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realiza duas apresentações de "Essa Tempestade", do coreógrafo Claudio Bernardo, nos dias 27 e 28 de abril, sexta e sábado, às 20 horas, no Centro de Cultura Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação. O espetáculo foi aclamado pelo público do Festival Europalia, na Bélgica foi livremente inspirada na peça "A Tempestade", de William Shakespeare (1564-1616). "Essa Tempestade" é uma coprodução internacional do Ministério da Cultura/Funarte, Governo da Bahia (Secretaria de Cultura, Funceb e TCA), As Palavras - Cie Claudio Bernardo, Festival Europalia, Governo da Bélgica e Comunidade Francesa da Bélgica. As sessões têm entrada franca, e contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.


"Essa Tempestade"
-  O espetáculo foi apresentado em dezembro passado em três cidades belgas, a convite do importante Festival Europalia, com teatros lotados e a consagração do público. Além da concepção e coreografia, o cearense Cláudio Bernardo também assina o figurino e a cenografia.  O original "A Tempestade" (1611) conta a história de um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma grande tormenta. Esse naufrágio conduzirá a uma transformação humana libertatória, tanto nestes náufragos quanto nos habitantes da ilha.

O coreógrafo explica: "Faço um link dessa ilha com uma fábula da descoberta e da colonização do Brasil. Para mim, ‘Essa Tempestade'  é uma espécie de ópera popular, com um conteúdo barroco que eu aprecio muito. Não quero que o público veja Shakespeare, mas veja a sua essência." No palco, 25 bailarinos com uma performance que une  a dança contemporânea a um trabalho vocal, com coro, vozes e sons.