Cultura

ORDEM DO ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA SERÁ REABERTA NESTE DOMINGO, NO PELÔ

vide
| 14/04/2012 às 10:13
Altar mor da Igreja do Pilar de Santa Luzia restaurado e entregue à comunidade
Foto: IPAC
 Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), realizou ontem, sexta-feira, dia 13, às 10h, entrega das Obras de Restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia (Rua do Pilar, n.55, Comércio). No domingo, dia 15, às 10h, será entregue a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Praça José de Alencar s/n Largo do Pelourinho).

  Estas Igrejas estão sendo entregues às respectivas Irmandades, proprietárias das antigas edificações, antes de missas celebradas pelas mesmas nas suas igrejas, com as presenças do Secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o Secretário de Cultura em exercício, Rômulo Cravo, o Diretor Geral do Ipac, Frederico Mendonça, os Priores de ambas Irmandades, autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições sediadas no Centro Histórico de Salvador (CHS).



RESPONSABILIDADE DO CHS - A administração do CHS é uma responsabilidade jurídica e constitucional da Prefeitura Municipal de Salvador que além do uso, ocupação e ordenamento do solo urbano, e liberação de qualquer obra em território soteropolitano, é responsável também por serviços de iluminação, limpeza urbana, tráfego de veículos, transporte urbano, licenciamento de comércios, IPTU, etc.


Em segunda instância a responsabilidade da área é do IPHAN/MinC que tombou a área desde 1984 como Patrimônio Nacional. O Estado participa com ações estruturantes e pontuais, como a construção do novo estádio da Fonte Nova, as restaurações do Palácio Rio Branco, Igrejas do Boqueirão, do Pilar e Rosário dos Pretos, a Casa das Sete Mortes, os planos de habitação no Centro Antigo, dentre outras atividades.


No último dia 29 de março – data do 463º aniversário de Salvador – o IPAC anunciou os vencedores e assinou contrato para execução de projeto e obras do Concurso Nacional de Ideias para a Requalificação dos Largos do Pelourinho: Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’ Água. Para o diretor do IPAC, Frederico Mendonça, o concurso propõe processo mais participativo, qualitativo e criativo.  “O desafio dos participantes foi expressar a relação simbólica e cultural que esse projeto deve ter com o lugar, reconhecido mundialmente como Patrimônio da Humanidade”, diz Mendonça.


PRODETUR - As obras foram viabilizadas com recursos do Prodetur 2 (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Ministério do Turismo, via Setur, com recursos do Banco do Nordeste (BNB) e contrapartida do Tesouro do Estado da Bahia.