Cultura

Compositor Walmir Lima grava DVD em show no Pelourinho neste sexta

vide
| 30/03/2012 às 13:34

Compositor e um dos grandes nomes do samba baiano, que fez história ao lado de Batatinha, Edil Pacheco, Roque Ferreira, Panela, Ederaldo Gentil, Riachão e Nelson Rufino, Walmir Lima gravará seu DVD ao lado de artistas como Edil Pacheco, Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Walter Queiroz e Claudia Costta. O show será realizado HOJE, no Largo Pedro Archanjo, e é dedicado aqueles que apreciaram o samba de raiz. O evento tem o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado Bahia, e que é responsável pela gestão cultural de largos do Centro Histórico de Salvador.

"O show relembrará os hinos que marcaram a história das escolas de samba da Bahia, fazendo um resgate cultural e musical aos idos da década de 70", explica Walmir Lima. Um dos ícones do samba de raiz, o cantor e compositor, com 79 anos, segue compondo ritmos de samba, e com uma biografia invejável. No ano de 1975, Ederaldo Gentil interpretou, no LP "Samba, canto livre de um povo", uma composição de sua autoria, "Miro, pandeiro de ouro", em parceria com Jandiro Aragão.

Alcione, em 1977, interpretou "Ilha de Maré" (com Lupa), no disco "Pra que chorar", lançado pela Philips. No ano de 1979, Beth Carvalho, no disco "Pagode", gravado pela RCA, incluiu de sua autoria em parceria com João Rios, "Dindinha lua". Neste mesmo ano, Alcione interpretou "Bom Jesus dos Navegantes", no disco "Gostoso veneno", pela gravadora Philips.  No ano de 1980, lançou pelo selo Kelo Music o disco "Walmir Lima", no qual incluiu várias composições de sua autoria, entre elas "Despedida", com Noca da Portela e Daniel Santos, "Mundo de felicidade", com Noca da Portela, e "Mar da Bahia", com Tutuca e Noca da Portela, além de interpretar "Nosso amor". Em 1998, participou do disco "Diplomacia", de Batatinha, lançado pela EMI-Odeon. Neste CD, interpretou ao lado do homenageado uma parceria de ambos, "De revólver não".

Após 30 anos, "Ilha de Maré" voltou a ser gravada pela cantora baiana Mariene de Castro, no disco "Abre Caminho". A música, que já estava na memória musical do povo, retornou de forma ainda mais intensa. "Ilha de Maré" entrou também na trilha sonora do filme "Ó pai ó" (2007), de Monique Gardenberg. Em 2008, Walmir Lima recebeu o premio de melhor música com letra no VI Festival de Música da rádio Educadora da Bahia com a canção "Chorinho Reverente" em parceria com Alberto Fonseca. Em 2010 a cantora Mariene de Castro volta a gravar "Ilha de Maré" no seu segundo CD intitulado "Santo de Casa".