Cultura

NEOJIBA LEVA MÚSICA CLÁSSICA DE GRAÇA ÀS IGREJAS DO CENTRO HISTÓRICO

| 29/03/2012 às 23:19
A orquestra vai fazer concertos durante todo o mês de abril
Foto: Tatiana Golsman
O Programa Neojiba vai animar as igrejas do Centro Histórico de Salvador com uma série de concertos especiais durante os fins de semana do mês de abril. Trata-se do Festival de Páscoa, cuja proposta é contribuir com as ações de revitalização da área, através da realização de concertos abertos ao público.

“A programação valoriza a combinação entre o patrimônio musical da humanidade e nosso patrimônio histórico e arquitetônico”, revela o maestro e diretor artístico do Neojiba, Ricardo Castro.

Segundo ele, o público terá oportunidade de conferir diferentes formações da filarmônica, executando obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi, Haydn, Mendelssohn e outros, aproveitando a acústica dos templos religiosos.

A abertura, no dia 6 (sexta-feira da Paixão), será na Igreja de São Francisco com a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do Neojiba, a partir das 19 horas. No repertório, peças do compositor romancista Carl Maria V. Weber, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e do padre e compositor italiano Antonio Vivaldi.

O concerto terá como solista o jovem fagotista Paulo Victor Ferreira, de apenas 9 anos, fazendo sua estreia na peça “La Notte”, de Vivaldi. Além dele, o clarinetista Adauri de Oliveira e a flautista Ana Júlia Bittencourt também atuarão em solo na apresentação.

A série terá ainda concertos de música de câmara, nos dias 15 (no Carmo) e 22 (São Francisco). No dia 28 a Sinfônica Juvenil volta a se apresentar no encerramento do Festival levando os violinistas Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o alemão Markus Däunert e o regente e professor Horst Schwebel, junto com trompetistas da UFBA.

Integração social

Criado em 2007 como uma das prioridades do Governo da Bahia, o Neojiba objetiva alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, plano venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 para esse fim.

Beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador.

Além disso, apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o Neojiba e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

SERVIÇO

O quê: Festival de Páscoa do Neojiba, no Centro Histórico

Quando: 6/4, 19h
Onde: Igreja de São Francisco

Quando: 15/4, 17h
Onde: Igreja do Carmo

Quando: 22/4, 17h
Onde: Igreja de São Francisco

Quando: 28/4, 17h
Onde: Catedral Basílica