Cultura

Cidade do Saber atrasa salário da Orquestra Sinfônica de Camaçari

vide
| 28/03/2012 às 10:39

Mesmo com os salários atrasados, os 45 músicos da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari realizam nesta quarta-feira (28/03), no Teatro da Cidade do Saber (TCS), o concerto de abertura da temporada 2012.A apresentação faz parte das festividades pelos 5 anos do complexo de inclusão Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.  Sem receber os meses de março e janeiro, os profissionais prometem uma apresentação impecável, mas já discutem a suspensão dos ensaios, apresentações e até continuidade do projeto de ensino de música nas escolas do município. 


Com uma folha mensal de aproximadamente 80 mil, a Orquestra, mantida pelo complexo, através de repasses financeiros da prefeitura e parcerias com a iniciativa privada, faz parte do programa de iniciação musical do município. Além dos concertos, os músicos, todos com formação universitária e incluídos na lista dos melhores da Bahia, foram contratados para ministrar aulas nos 15 pólos musicais previstos para beneficiar cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino. O projeto, que deveria começar no 2º semestre do ano passado, aguarda a aquisição dos instrumentos para que os músicos possam desenvolver as atividades de preparação e multiplicação musical nas unidades da sede, orla e zona rural do Município.


A noite começa com a festa de entrega do Troféu Coruja de Ouro. A premiação, prevista para começar às 19h, no palco do TCS, homenageia a imprensa, a prefeitura de Camaçari, a Escola de Balé Ebateca, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e empresas parceiras do projeto criado pelo município em 2007. Também será lançado o Concurso Cultural Cidade Criativa, categorias infanto juvenil e adulto. O projeto premiará os melhores trabalhos com o tema Camaçari, através de fotografia, vídeo, frase, ilustração e poesia. O concerto, com peças de Caetano Veloso e Bach, encerra a festa.(Camaçari Agora)