Cultura

VEJA acontecimentos culturais na semana de aniversário de Salvador

VIDE
| 24/03/2012 às 16:26

Os 463 anos da cidade de Salvador já estão sendo comemorados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Na última semana de março - semana do aniversário - a programação especial será encerrada com diversos eventos, todos com entrada franca.


No dia de fundação da cidade, quinta-feira (29), às 19h, a Praça Thomé de Souza recebe o Sarau do tradicional grupo de choro de Salvador, "Os Ingênuos", com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.


Espaço Cultural da Barroquinha - A música instrumental sobe ao palco do Espaço Cultural da Barroquinha na segunda-feira (26), com a apresentação do Quarteto de Cordas Capa Preta. Terça-feira (27), o Cortejo Afro se apresenta, com a participação da cantora Rita Braz. Na abertura, o espetáculo de dança CARDAN. O samba de roda do grupo Os Vendavais abre a noite de quarta-feira (28), às 18h, que trará também o show de "J. Veloso e Os Cavaleiros de Jorge".


Na quinta-feira (29), o reggae vai comandar a festa na Barroquinha, com o show da banda Direto ao Ponto e participação especial de Lazzo Matumbi. Encerrando a programação do Espaço, na sexta-feira (30), o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black. Todas as apresentações serão iniciadas às 19h, com exceção da quarta-feira (28).


Casa do Benin - Na Casa do Benin, os eventos acontecem entre 16h e 18h. Na segunda-feira (26), a Oficina de Dança CARDAN se apresenta no Quiosque. Quarta-feira (28) acontece, também no Quiosque, o Encontro de Capoeira e Maculelê, com a Orquestra de Berimbau do Grupo Gangara. Desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul, na quinta-feira (29).


Sexta-feira (30), o Quiosque receberá a aula espetáculo de Samba de Roda - com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior - coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edivaldo Bolagy. E, encerrando a programação, no sábado (31), acontece o I Festival de Cantigas de Capoeira, um pouco mais cedo, às 14h.


Museu da Cidade - No Museu da Cidade, segue aberta ao público até o dia 30, a exposição "Um Olhar sobre Salvador". Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana.


Também no dia 30, às 10h, no Salão do Museu, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.


Biblioteca - Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público pode apreciar a exposição fotográfica "Um olhar sobre a Liberdade", formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. Até o dia 30, das 9h às 17h.