Cultura

HUMOR BRASILEIRO DE LUTO COM A MORTE DE CHICO ANYZIO O PAI DA CRIAÇÃO

vide
| 23/03/2012 às 16:55
Diferentes personagens de Chico Anyzio o multiartista do humor, da TV e do cinema
Foto: GLOBO

Em nota emitida nesta sexta-feira (23), o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral lamentou a morte do humorista Chico Anysio e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

"Chico soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão. Divertiu e semeou para sempre este encanto a todos os brasileiros com os seus mais de 200 personagens", afirma a nota.

O humorista chegou a sofrer duas paradas cardíacas e foi reanimado, mas acabou não resistindo.

Últimos Dias
Chico Anysio foi internado no dia 22 de dezembro de 2011, após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na noite de quarta-feira (21) e, na tarde desta quinta, foi realizada uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue. Chico estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de requerer o uso de ventilação artificial.

Em agosto de 2010, ele foi internado no mesmo hospital para a retirada de uma parte do intestino grosso após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia, ele foi diagnosticado com pneumonia. No dia 2 de dezembro, ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias e, desde então, apresentou novos quadros de falta de ar. Em fevereiro deste ano, Chico Anysio apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e voltou a fazer uso de antibióticos.

Confira a nota de pesar do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelo falecimento de Chico Anysio:

"Chico Anysio era um dos maiores artistas do audiovisual. Chico soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão. Divertiu e semeou para sempre este encanto a todos os brasileiros com os seus mais de 200 personagens. A Escolinha do Professor Raimundo foi sucesso, e o seu mestre ensinou toda uma geração de novos humoristas".

Sérgio Cabral
Governador do Rio de Janeiro