Cultura

ARQUITETO PAULISTA ARTHUR CASAS VENCE CONCURSO IDÉIAS PARA PELOURINHO

vide
| 16/03/2012 às 19:00
Projetos para três praças do Pelourinho. Esta em maquete é do Largo pedro Archanjo
Foto: DIV

Nesta sexta-feira (16), foi anunciado em Salvador o projeto vencedor do Concurso Nacional de Ideias - processo seletivo que visa captar propostas para a requalificação de três importantes Largos do Pelourinho. A comissão julgadora, composta por arquitetos de renome nacional e internacional, analisou 33 propostas, classificou cinco,- duas com menção honrosa pelo reconhecimento de seus valores intrínsecos, e elegeu as três primeiras colocadas no Concurso.


O projeto apresentado pelo arquiteto paulista Arthur de Matos Casas (SP) e sua equipe foi o grande vencedor do Concurso Nacional de Ideias - Requalificação dos Largos do Pelourinho. Além de atender às exigências das bases do concurso, o projeto selecionado foi avaliado e classificado por unanimidade, atendendo aos seguintes critérios: Contextualização, compreendendo a relação dos Largos com o meio ambiente; Funcionalidade, incluindo os aspectos de fruição dos espaços; circulação interna e requisitos específicos de visibilidade e acústicas dos palcos; e Viabilidade econômica, social e tecnológica.


A proposta vencedora será contratada pelo IPAC para ser desenvolvida em nível de Projeto Executivo pela clara compreensão crítica da função histórica desses espaços no contexto do centro histórico e flexibilidade para usos diversificados futuros. Além disso, foram levados em consideração o tratamento funcional e estético diferenciado dos três largos, com redução dos espaços dedicados a shows e criação de atributos para usos diuturnos dos espaços e sua sustentabilidade econômica; Facilitação da circulação de pedestres, através desses espaços independente do cruzamento de lojas e restaurantes; Preservação da visibilidade das fachadas preexistentes, entre outros.

Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB -BA), e promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o objetivo do concurso é proporcionar a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos Largos do Centro Antigo.A apresentação da proposta vencedora foi realizada nesta sexta-feira (16/03), no Solar Ferrão, a partir das 9h30. O evento contou com as presenças do Diretor do IPAC, Frederico Mendonça; do secretário estadual da Cultura, Albino Rubim; e do Presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade.

Desde segunda-feira (12), uma comissão julgadora composta por arquitetos de renome nacional e internacional avaliaram as mais de 30 propostas inscritas por profissionais de arquitetura de todo o Brasil. Entre os nomes que compuseram a banca avaliadora, estiveram presentes o colombiano Daniel Bonilla, o argentino Jorge Moscato, e os brasileiros, Antonio Carlos Campelo Costa, Flávio Kiefer e Paulo Ormindo de Azevedo. Os projetos vencedores beneficiarão os largos Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água na área do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.

 O edital do concurso foi lançado no dia 03 de novembro, às 10h, no salão principal do Palácio Rio Branco, situado na Praça Municipal de Salvador, para arquitetos de todo o país. A ideia foi buscar, dentre os projetos, um que melhor atenda à população e comerciantes do local, bem como aos visitantes, através da implantação de um conjunto de operações que tragam melhorias aos espaços livres.


Conheça os cinco projetos classificados no Concurso Nacional de Ideias:


1º LUGAR

Arquiteto Titular:Arthur De Matos Casas

Co-Autores:Raphael Azevedo França, Joana Garcia de Oliveira, Gabriel de Andrade Ranieri, Regiane Khristian Silva Bouças, Rodrigo da Costa Tamburus, Mariana Pianta Santoro

Consultores:Lidia Naomi Okamura - São Paulo/SP


2º LUGAR

Ricardo Jorge Pessôa De Melo

Co-Autores:Arq. Flávia Myriam Cordeiro Pessoa de Melo - Recife/PE


3º LUGAR

Arquiteto Titular:Alexandre Ruiz Da Rosa

Co-Autores:Arq. Haraldo Hauer Freudenberg, Arq. Thais Saboia Martins, Arq. Josep Ferrando Bramona

Colaboradores:Rodrigo Vinci Philippi, Felipe Zarpelon, João Vitor de Paula Araújo

Consultores:Eng. Rosângela Zamberlan, Arq. Maria da Graça Rodrigues dos Santos, Arq. Armando Luis Yoshio Ito - Curitiba/PR


Menção Honrosa

Arquiteto Titular:Marcos André Seixas Linhares

Colaboradores: Arq. Henrique Costa Fonseca / Rio de Janeiro/RJ


Menção Honrosa

Arquiteto Titular:Gabriel Rodrigues Grinspum

Co-Autores:Arq. Kalina Juzwiak, Arq. Laurent Troost

Consultores: Oscar Mendes (Visualizações) /São Paulo/SP