Cultura

GAROTADA DO BAHIA TÁ SOBRANDO NO CAMPEONATO , POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 04/03/2012 às 20:26
Gabriel, destaque do Bahia, com belissimo gol
Foto: Felipe Oliveira
O novo Bahia de Falcão, com a garotada se destacando, continua liderando com folga o campeonato baiano, após os 2 x 0 sobre o Fluminense no gramado horrível do Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Vitória, no Barradão, mesmo sem começar bem a partida, aplicou uma goleada de 5 x 0 sobre o Atlético de Alagoinhas, concorrente direto pela classificação entre os quatro primeiros, com três gols do atacante Neto Baiano, artilheiro isolado do certame.

O significado maior dessa goleada foi o alívio na tensão pela bandas rubronegras, assegurando um pouco de tranqüilidade para Toninho Cerezzo trabalhar melhor o time, sem tanta pressão, depois de uma semana tumultuada, cai-não-cai.

No mais, o Bahia de Feira voltou a vencer (3 x 0 sobre o Juazeirense) e garantiu-se na segunda colocação. O Feirense desbancou o Vitória da Conquista, lá no Sudoeste ( 3 x 1 ), e assumiu o quarto lugar.

O campeonato entra na reta final e ganha emoção, cada rodada é decisiva para classificação dos quatro primeiros que vão disputar o título e também para se saber quem cairá para a segunda divisão. O que tem faltado, e muito, é qualidade dos gramados do interior e torcedor nas arquibancadas.
**
Joia da Princesa

Com muito cimento ao sol e pouco mais de cinco mil torcedores nas arquibancadas, Bahia e Fluminense não fizeram tecnicamente um bom jogo, sobretudo em função do relvado desnivelado e duro do Joia que, mais do que um desrespeito ao público, ao torcedor (que v ai ao estádio ou vê pela tevê), é um atentado às articulações dos atletas em campo, sujeitos a lesões graves.

Mas o Bahia começou na frente, buscando o gol, rondando a área adversária, ditando o ritmo. O primeiro gol saiu aos 17 minutos, após uma cobrança de lateral rápida de Madson que encontrou Júnior já dentro da grande área; o atacante livrou-se do marcador,driblou outro zagueiro e arrematou de canhota, forte - 1 x 0.

Para se ter uma idéia do domínio do tricolor da capital, o goleiro Omar não fez uma só defesa na primeira etapa, enquanto o goleiro Rodolpho fez no mínimo cinco defesas importantes, salvando o Flu de uma goleada. O Bahia ainda meteu uma bola na trave e perdeu outras chances com os atacantes errando o alvo nos arremates.

Na segunda etapa, o Flu partiu para cima, fez alguma pressão, marcou melhor no meio campo, mas pouco criou. O Bahia voltou a marcar e definir o placar aos 24 minutos, num lançamento precioso de Lenine para Gabriel que entrava em velocidade pela direita e tirou do goleiro com classe: 2 x 0. Souza, que aniversariava, completando 30 anos, tentou de todas as formas mas não conseguiu ampliar o placar.
*
Destaques para os garotos Gabriel, Lenine, Madson e o meia Magno, atuando dentro do padrão Falcão, apesar do gramado ruim. No Fluminense, o goleirão Rodolpho trabalhou muito e evitou a goleada.
*
O lateral William Mateus sentiu uma entorse no joelho, antes de terminar o primeiro tempo e o meia Diego, do Flu, também saiu com o tornozelo machucado, ambos lesionado em consequência do piso irregular do Joia. Uma vergonha!
A arbitragem de Jaílson Macedo também não ajuda: ele marca falta a todo momento, em qualquer encostada, quebra o ritmo da partida, inventa infrações ... O jogo fica truncado e feio de se ver.
*
Atenção! Help!

Mais uma vez aconteceram cenas de pancadaria, de selvageria nas arquibancadas, no intervalo da partida, com a participação de uma gangue chamada de ‘Falange Tricolor' (de Feira), sempre os mesmos, enfrentando a ‘turminha' da Bamor (da capital). Correria, socos e pontapés, garrafadas, famílias assustadas, crianças e mulheres tentando se proteger, gente ferida, cabeças quebradas, um horror! Até quando isso vai continuar acontecendo?

Sempre que Bahia ou Vitória jogam em Feira é essa agonia, uma estupidez. Faz medo. Todo mundo sabe desses confrontos, mas não se toma uma providência, não se faz um policiamento preventivo, nada! O pau come. Vão deixar que alguém morra?
Cadê você, Ednaldo Rodrigues? Cadê a prefeitura de Feira, a PM, a segurança pública? Onde está e pra serve o tal ‘estatuto do torcedor'? Quem são esses marginais que amedrontam os torcedores que querem ver o espetáculo, essas gangues que estão acabando com o que resta do futebol brasileiro, baiano? Providências, antes que algo de muito mais sério aconteça fora e até dentro do estádio! Não são de agora esses confrontos! Help!
*
Barradão

O placar de 5 x 0 é incontestável, justo e acalma os ânimos dos torcedores rubronegros, que já andam irritados com o time, com alguns jogadores especialmente e , sobretudo, com o treinador Toninho Cerezzo. Uma semana para respirar e ganhar, renovar forças pelas bandas de Canabrava.

O púbico cada vez mais reduzido nas arquibancadas do Barradão não gostava do jogo, que não começou fácil. Apesar do ímpeto inicial do Vitória, o Atlético já aos 10 minutos equilibrava, tinha mais a posse de bola e ameaçava o reduto rubronegro, explorando as laterais. O Vitória parecia enrolado,os atletas sem encontrar equilíbrio emocional em campo sob as vaias de parte da torcida.

Mas, quando o time de Alagoinhas parecia mais perto do triunfo, eis que o Vitória marcou, fez 1 x 0 : escanteio, Michel cabeceou meio torto mas a bola caiu à feição para o oportunista Neto Baiano, que não desperdiçou . Já quase encerrando o primeiro tempo, o árbitro Gleidson Santos Oliveira viu pênalti do meia Tácio em Mineiro que entrava pela esquina da área em velocidade: Neto Baiano bateu no canto, sem chances de defesa : 2 x 0. Ufa !

O rubronegro, após a sacudidela de Cerezzo nos vestiários, voltou mais aceso e partiu com tudo pra liquidar o jogo, encurralando, criando chances de marcar. Tudo ficou mais fácil após a expulsão do lateral Bira, que abusou das faltas e recebeu cartões amarelo e vermelho. Aos 8 minutos, após um escanteio, o zagueirão Gabriel, com estilo, matou na caixa e arrematou, fazendo um golaço! 3 x 0. Com total controle da partida, o Vitória fez mais um aos 33 ‘, com um chute forte de Marquinhos que o goleiro aceitou - 4 x 0. Já aos 46', antes do apito final, Marquinhos arrancou e deixou pra Neto Baiano fazer o nome, driblando o goleiro e marcando seu terceiro gol - 5 x 0 - isolando-se na artilharia do campeonato com 14 tentos marcados até agora.
*
Destaque para Gabriel Paulista, Marquinhos e Neto Baiano, claro. O segundo tempo do Atlético foi desastroso, apático, sem forças para reagir.
**
Os demais resultados da rodada: Feirense 3 x 1 Vitória da Conquista; Juazeiro 1 X 0 Itabuna ; Camaçari 1 x 1 Serrano e, no sábado, Bahia de Feira 3 x 0 Juazeirense.
Bahia é líder com 32 pontos ganhos; Bahia de Feira tem 24 e é o segundo colocado; Vitória tem 23 pontos, os mesmo pontos do Feirense, que é o quarto colocado.
**
Copa do Brasil
Começa no meio da semana a Copa do Brasil, a primeira competição nacional do ano, em confrontos decisivos e eliminatórios, os chamados ‘mata-mata', com jogos lá e cá.
O Bahia estréia na quarta-feira à noite (22hs), na Paraíba, enfrentando o Auto Sport paraibano no estádio Almeidão. O Vitória vai a Sergipe e encara o Itabaiana, na cidade interiorana do mesmo nome, na quinta-feira.
**
Na rodada de domingo, pelo ‘baianão', o Bahia joga em Pituaçu contra o Juazeiro; o Vitória enfrenta o Camaçari no Armando Oliveira; Feirense e Fluminense se pegam em Senhor do Bomfim; Vitória da Conquista X Itabuna, no Luiz Viana Filho e, em Serrinha, o Atlético de Alagoinhas recebe o Bahia de Feira.
(zédejesusbarreto - 4 mar/2012)