Cultura

NEOJIBÁ PROMOVE ENSAIO ABERTO ANTES DA ABERTURA DA TEMPORADA 2012

vide
| 22/02/2012 às 20:03
Sinfônica se apresenta no TCA no próximo domingo, 26, gratuito
Foto: DIV

Após a temporada de folia momesca, o NEOJIBA já está se preparando para anunciar novidades após o carnaval. Neste domingo (26),sob regência do maestro Ricardo Castro, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia apresentará uma prévia da Temporada 2012 no ensaio aberto que será realizado às 17h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. A entrada é franca, sujeita à lotação da sala.


Sob a regência do maestro Ricardo Castro, os integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA), formada pelos melhores músicos do NEOJIBA, apresentarão uma parte do repertório que a Orquestra levará para o Festival Música em Trancoso, evento internacional que acontece em março no extremo sul da Bahia. O ensaio aberto contará com a participação especial do pianista suíço Etienne Murith. Eles executarão as peças "Candide Overture", de Leonard Bernstein, "Carmen Suite nº 1", de Georges Bizet, "Suite Estancia", de Alberto Ginastera, e "Abertura 1812", de Piotr I. Tchaikovsky. A orquestra também trará em seu repertório a obra "Concerto para 2 pianos e orquestra em ré menor", de Francis Poulenc, que contará com a participação dos solistas: Etienne Murith (Suíça) e Thiago Mendes (Bahia).


Com 26 anos de carreira, pianista suíço Etienne Murith ensina piano no Conservatório de Friburgo (Suíça) e é acompanhante oficial na Academia de Verão de Morges (Suíça), trabalhando com o violinista húngaro Gyula Stuller e o violoncelista francês Jean-Michel Fonteneau. Não é a primeira vez que o pianista mostra seu talento em Salvador: ele já se apresentou como solista em concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em 2009.


O Concerto de abertura da Temporada 2012 da Orquestra Juvenil da Bahia será no dia 15 de março, às 20h, na Sala Principal do TCA.


Sobre o NEOJIBÁ


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado "El Sistema", programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.


O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Peninsula Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apóia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.


Serviço

O quê: Ensaio aberto oficial

Data: domingo, 26 de fevereiro

Horário: 17h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Entrada Franca