Cultura

DIA INTERNACIONAL DA MULHER HOMENAGEIA MARIA BONITA EM SALVADOR

| 27/01/2012 às 18:46
A neta de Maria Bonita e Lampião é uma das organizadoras do livro
Foto: Kleidir Costa
O Dia Internacional da Mulher homenageará este ano, em Salvador, uma Maria muito especial. Trata-se de Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, companheira de Lampião, conhecido como “rei do cangaço”. Ela foi a primeira figura feminina a entrar num grupo daqueles e virou exemplo de determinação, bastante admirada pelos movimentos sociais e feministas.

Assim, no dia 8 de março, coincidentemente também data de nascimento de Maria Bonita, será lançado na capital baiana o livro “Bonita Maria do Capitão”, marcando o centenário da personagem histórica, acompanhado de exposição de fotos. Sua única filha, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos, hoje morando em Aracaju (SE), deverá comparecer ao ato.

Os detalhes da celebração foram acertadas durante visita feita pela neta de Maria, Vera Ferreira,  nesta quinta-feira, 26, quando esteve com representantes da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres (SPM). “Somos sempre bem recebidas na Bahia. Aqui, há um interesse muito grande pelo assunto. Será uma forma de lembrar a história”, disse Vera, uma das organizadoras da obra.

A coordenação das atividades também conta com participação direta do reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Lourisvaldo Valentim. Salvador será a primeira capital a fazer o lançamento da publicação, seguida de São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa.