Cultura

PROJETO CULTURAL MOSTRA DIVERSIDADE NO PELOURINHO ATÉ 12 DE FEVEREIRO

| 26/01/2012 às 01:04
A Zabiapunga de Cairu; as caretas, os mascarados e as cabeçorras da cidade de Maragojipe, e o Samba de Roda de Serrinha podem ser vistos, até 12 de fevereiro pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, inteiramente de graça. É o projeto Todos Verão Pelô, que agita a área com uma programação diversificada, desde música a manifestações culturais, todas as quintas-feiras. Apenas o show de encerramento terá ingresso pago.

“O objetivo principal é trazer um pouco da diversidade cultural da Bahia para as ruas do Pelourinho”, explica André Reis, produtor executivo do projeto. O apoio é da Secretaria de Cultura através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e da Diretoria de Museus (Dimus) e a realização fica a cargo da Expo Eventos, com patrocínio da Ambev, através do Fazcultura.

Para Reis, “de forma democrática, o Fazcultura torna possível a realizações de ações como essa que ajudam a dar visibilidade a ações culturais que acontecem fora de Salvador”.

Na Rua das Laranjeiras haverá apresentações musicais de diferentes estilos como chorinho, jazz e reggae. Entre os artistas programados encontram-se Dão, Soraya Aboim e Banda Vila, sempre às sextas-feiras, a partir das 19 horas. Aos sábados, bares e restaurantes do Pelourinho receberão a visita de atores do teatro de rua, acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo.

O projeto contempla ainda programação específica para crianças, com atividades infantis diversas, incluindo o uso de brinquedos eletrônicos. Isso está previsto para os sábados e domingos, das 14 às 18 horas, no Solar Ferrão.

O Ipac apóia a iniciativa, cedendo o Centro Cultural Ferrão, instalado no famoso prédio originário do início do século XVII e tombado desde 1938 pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Nacional por sua importância arquitetônico-histórica. “É fundamental que as antigas construções possam ser visitadas e usufruídas plenamente de maneira segura pela população, salvaguardando a memória e difundindo a história e os patrimônios culturais”, afirma o diretor geral do Instituto, Frederico Mendonça.

Além da parte artística, o projeto prevê a instalação de dezenas de totens em bares, restaurantes e museus do Centro Histórico. Os totens serão bilíngües – português e inglês – e conterão informações sobre o projeto e a programação completa do evento. “Esse é o grande diferencial do projeto, perceber o Centro Histórico como um todo, interligando os diversos espaços culturais, de lazer e gastronômicos que se encontram nessa importante área da cidade, e informar tudo aos frequentadores soteropolitanos e turistas”, afirma André Reis.

PROGRAMAÇÃO TODOS VERÃO PELÔ

Infantil
O quê:
jogos eletrônicos
Onde: Solar Ferrão
Quando: 28/1, 14 às 18h

Geral
26/1 - Cairu - Zabiapungas, Chegança e Reisado
2/2 - Maragojipe - caretas, mascarados e cabeçorras mostraram todo seu colorido
9/2 - Serrinha – filarmônica, samba de roda e repentistas

Música na rua
Onde:
Rua das Laranjeiras
Horário: 19h
27/1 – Banda Vila(reggae com pop) e Stacie Aamon (blues)
3/2 - Soraya Aboim (MPB) e Ana Clícia (samba e chorinho)
10/2 – Gel Negromonte e Kuque Malino (MPB)

Sábados
O quê:
uma visita inesperada de atores do teatro de rua acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo
Onde: bares e restaurantes do Pelourinho
Horário: 17 às 19h
Quando: 28/1, 4 e 11/2 e 2/3

Encerramento
O quê:
  show na Praça Pedro Arcanjo
Quem: atores transformistas e a cantora Mariene de Castro
Quando: 2/3, 20h